No passado domingo, realizou-se a II edição da Feira das Sopas e Doces, este ano no Vale Cordeiro, no renovado recinto da capela de Nossa Senhora do Carmo.
Organizada pela Junta de Freguesia e dois anos depois da I edição, realizada no Rochel, a Feira das Sopas e Doces voltou em grande e em força, contando com a participação das colectividades anfitriã do Vale de Cordeiro, do Rochel, do Casal de S. José, do Maladão, da Unidade de Arganil da APPACDM, do Agrupamento de Escolas de Arganil, da Paróquia de Arganil, do Rancho da Casa do Povo de Arganil, Grupo Folclórico da Região de Arganil e da Tuna Popular de Arganil e ainda da freguesia de Pombeiro da Beira, “vieram os nossos vizinhos da Aveia e do Casal do Frade”, como disse o tesoureiro da Junta, Manuel Almeida.
Cada um trazendo a sua sopa e doces, não houve mãos a medir, particularmente à hora de almoço. “Casa cheia, muita gente”, foi um êxito que ultrapassou as expectativas da organização e das colectividades e instituições participantes nesta Feira, simbolicamente inaugurado pelo presidente da Junta de Freguesia, Pedro Alves, e que contou ainda com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, Elisabete Oliveira e Filipe Frias, e todos juntos tiveram oportunidade de, mais uma vez, constatar a força do querer do regionalismo e de todos aqueles que, voluntariamente, trabalharam e contribuíram para o grande êxito que foi esta II edição da Feira das Sopas e Doces da Freguesia de Arganil, tendo por isso de ser reconhecidos como parceiros privilegiados da Freguesia e do Município.
“Foi um dia de festa e de encontro entre as pessoas”
“Tudo correu bem, foi um dia diferente, um dia de família”, como considerou o tesoureiro da Junta de Freguesia. “Foi um dia de festa e de encontro entre as pessoas, entre todos aqueles que, de longe e de perto, nos visitaram”, foi de facto “um dia de partilha, uns com os outros, do melhor que temos, as nossas sopas, os nossos doces, os nossos sabores e saberes, cada um fazendo o melhor mas todos com o mesmo objectivo, contribuir para manter vivas as nossas colectivdades, contribuir para o progresso das nossas terras e consequente melhoria da qualidade de vida e bem-estar das nossas gentes”.
Além das sopas e sobremesas, a Feira não deixou de ter animação pelo Grupo de Concertinas Sons e Suadelas, pela tocata do Grupo Folclórico da Região de Arganil, pela Tuna Popular de Arganil, pelo Grupo de Cavaquinhos que veio da Ilha da Madeira, culminando com Grupo Musical “Flora do Mondego”.
Acabou a II edição da Feira das Sopas e Doces da Freguesia de Arganil. Viva a III edição da Feira das Sopas e Doces da Freguesia de Arganil que, apesar de ainda não estar definida a localidade onde irá ser realizada, não deixará com certeza de continuar a crescer, como se deseja, e a constituir-se como mais um grande evento de referência na freguesia e concelho de Arganil.