
No passado sábado e com a realização da III edição da Feira das Sopas e Doces da Freguesia de Arganil, “fizemos história no Maladão”, disse o presidente da Junta, Pedro Alves.
Depois da I edição no Rochel e a II edição no Vale Cordeiro, agora foi a vez do Maladão receber esta III edição da Feira das Sopas e Doces, organizada pela Junta de Freguesia, com o apoio do Município e que contou também com o forte apoio e empenho da Comissão de Melhoramentos do Maladão.
As colectividades e organizações da freguesia participantes foram a Tuna Popular de Arganil, a Comissão de Melhoramentos do Casal do Frade, Ranho Juvenil da Casa do Povo, União e Progresso do Rochel, Comissão de Melhoramentos do Maladão, Comissão de Melhoramentos do Casal do Frade (da freguesia de Pombeiro da Beira), Fábrica da Igreja da Freguesia de Arganil, Unidade de Arganil da APPACDM e o Agrupamento de Escolas, cada qual levando a sua sopa, para todos os gostos e paladares, desde a sopa à lavrador à sopa de peixe, desde o caldo verde à canja e, o que é facto, é que acabaram por esgotar.
451 kits vendidos
Foram vendidos 451 kits, não havendo mãos a medir para servir as muitas centenas de pessoas que, na tarde e noite de sábado, passaram pelo magnífico recinto de festas do Maladão, onde além das saborosas sopas, não faltaram os mais diversos e variados doces, onde as filhós não deixaram de ser “rainhas”, tudo isto regado com as também mais variadas bebidas, até porque… o calor já apertava.
“A Freguesia de Arganil está em família e em festa no Maladão”, como salientou o presidente da Junta, considerando ainda que “este é o melhor horário” para a realização da Feira, que começou ao final da tarde de sábado e se prolongou noite dentro. “O pessoal gosta de convívio e o Maladão tem o poder de chamar pessoal”, deixando o seu “obrigado às dez colectividades que aceitaram o desafio para participar nesta III Edição da Feira de Sopas e Doces da Freguesia de Arganil. Elas foram o motor do sucesso alcançado”. Pedro Alves deixou ainda “um agradecimento especial à Comissão de Melhoramentos do Maladão que foi a anfitriã desta edição.
Mais uma vez demostraram que possuem uma garra e uma dinâmica própria”, aos grupos que animaram a festa, “Sons e Suadelas” e “Cherry On Top” e, ao referir que “mais de 500 pessoas marcaram presença”, foi cumprido “o principal objectivo desta Feira que é proporcionar um salutar convívio entre os arganilenses que aproveitam o mesmo para reencontros tantas vezes adiados”, e quanto ao “objectivo acessório é o de proporcionar algum encaixe financeiro às coletividades aderentes” também acabou por ser cumprido, cada uma levando consigo a quantia de 225,50 euros, ao que acresceu o valor que cada uma realizou ainda com a venda dos seus doces, acentuando, mais uma vez, que “os dois objectivos foram plenamente alcançados”.
No próximo ano e como deu ainda a conhecer o presidente da Junta, “rumaremos todos, e mais alguns, à aldeia do Casal de S. José, cuja Comissão será a anfitriã da IV edição da Feira das Sopas e Doces da Freguesia de Arganil, a que os fregueses de Arganil, familiares e amigos já se habituaram. Um bem-haja a todos”.