No passado sábado, foi inaugurada (e entrou em funcionamento) a interligação do Sistema de Saneamento de Casal de S. José com a ETAR da Alagoa, “uma obra estrutural para a nossa aldeia que andamos a pedir há 30 anos”, como disse o presidente da Comissão de Melhoramentos do Casal de S, José, José Carlos Carneiro”.
“E por isso deixamos o nosso sentimento de gratidão à Câmara Municipal e ao seu presidente, Luís Paulo Costa”, disse ainda o presidente da Comissão de Melhoramentos, enquanto o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Alves, deixou os seus parabéns pela obra inaugurada, reconhecendo também que “estas obras não são fáceis”, agradecendo também â Câmara Municipal e ao seu presidente pela” concretização desta obra que a população já merecia”.
E por isso e como considerou o presidente da Assembleia Municipal, António Cardoso, “isto é um motivo de alegria para todos nós” e tanto maior por “ver concretizada esta obra logo num dia de festa”, deixando também os parabéns à Câmara Municipal e à Comissão de Melhoramentos do Casal de S. José, sem deixar de reconhecer que “as Comissões de Melhoramentos devem ser acarinhadas, porque ao longo de muitos anos substituíram as Câmaras Municipais na concretização de melhoramentos nas suas aldeias”, com os seus dirigentes a deslocarem-se muitas vezes de Lisboa, aos fins-de-semana, para virem trabalharem pelo bem das suas populações, terminando por mais uma vez deixar os “parabéns Câmara Municipal, parabéns Junta de Freguesia, parabéns Comissão de Melhoramentos, parabéns população, porque em conjunto conseguiram concretizar este objectivo” que foi a interligação do Sistema de Saneamento de Casal de S. José para a ETAR da Alagoa.
O presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, depois de recordar que “pelo menos há 16 anos a Comissão de Melhoramentos do Casal de S. José vem manifestando a sua preocupação para ter este melhoramento”, referiu que para isso “é preciso renuir condições para as coisas puderem acontecer” pelo que, “a determinada altura, chegámos à conclusão que esta interligação seria a melhor e foi com esta que avançamos. Foram gastos 200 mil euros, no caso do Casal”, mas “o mais importante é que foi possível concretizar a obra e está ao serviço da população. Ficou resolvido e estamos num momento simbólico da inauguração”, reconhecendo também e para que a obra acontecesse, “a persistência do presidente da Comissão de Melhoramentos”, a quem deixou “o nosso muito obrigado. E nós cumprimos a nossa obrigação”.
O presidente da Comissão de Melhoramentos do Casal de S. José, além dos agradecimentos, mais uma vez, pela importante obra agora inaugurada e pelo alcatroamento da estrada que serve o Parque das Merendas, aproveitou ainda o momento para dar a conhecer a necessidade do aproveitamento da água da mina de Amandos com construção de um tanque para ficar a servir como abastecimento de água a um meio aéreo em caso de incêndio, mesmo para reforço do abastecimento de água na aldeia, ficando o compromisso do presidente da Câmara em visitar, posteriormente, o local e consequentemente para poder vir a ser feito o aproveitamento de uma riqueza que, a céu aberto, corre ladeira abaixo sem outro aproveitamento que não seja regar os muitos eucaliptos que por ali se encontram… e ainda para matar a sede a quem passa ou ali vai encher garrafões (ou mesmo tanques) de água que sai da mina em abundância, fresca e cristalina.