ARGANIL: IV edição da Feira de Sopas e Doces (mais) um êxito

No sábado, 25 de Maio, ao fim da tarde, realizou-se IV edição da Feira de Sopas e Doces da Freguesia de Arganil, este ano no bonito e bem cuidado Parque das Merendas, no Casal de S. José, onde as muitas centenas de pessoas que por ali passaram tiveram oportunidade de degustar sopas caseiras confeccionadas com o saber das gentes da nossa freguesia e os tradicionais sabores doces trazidos pelas diversas colectividades, nomeadamente a Comissão de Melhoramentos do Casal de S. José, Filarmónica Arganilense, Grupo Folclórico da Região de Arganil, Paróquia de Arganil, Comissão de Melhoramentos do Maladão, União Nogueirense, Unidade de Arganil da APPACDM, Tuna Popular de Arganil, Liga de Melhoramentos do Vale Cordeiro, União e Progresso do Rochel, Agrupamento de Escolas de Arganil e Comissão de Melhoramentos da Aveia (esta em representação da freguesia de Pombeiro da Beira).

Organizada pela Junta de Freguesia em parceria com a Comissão de Melhoramentos do Casal de S. José, a IV edição da Feira de Sopas e Doces foi mais um êxito, também no cumprimento do seu objectivo principal, “o de proporcionar uma jornada de convívio entre as populações da freguesia de Arganil, seus familiares e amigos, fortalecendo deste modo a união entre si” e, ao mesmo tempo, “possibilitar a angariação de fundos para ajuda das colectividades participantes para as quais reverteu na íntegra o valor obtido com a venda dos kit ´s disponibilizados pela Junta de Freguesia”. E que chegaram mesmo a faltar mas, entretanto, acabaram por chegar para que os mais retardatários ainda pudessem saborear as sopas que ainda havia… porque algumas também esgotaram. E a animar tudo isto, o Grupo de Concertinas “Sons e Suadelas”.

Em nome da Comissão de Melhoramentos do Casal de S. José, anfitriã desta edição da Feira, o seu presidente da direcção, José Carlos Carneiro, não deixou de dar as boas-vindas e cumprimentar todas as colectividades representadas, a todas as pessoas presentes deixou o “muito obrigado” e de agradecer à Junta de Freguesia pela iniciativa, ao presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, que se quis associar e pela colaboração com a montagem dos pequenos standes, terminando por considerar que “esta festa é muito importante para o convívio entre as pessoas e as colectividades representadas e que dá vida a estas aldeias da freguesa de Arganil”.

“Sem bem-vindos ao Casal de S. José e a esta VI edição da Feira das Sopas e Doces da Freguesia de Arganil que traz muitas pessoas até às nossas localidades, é sempre de louvar este tipo de iniciativas para dinamizar as aldeias, os espaços como este, o nosso Parque de Merendas”, disse também o presidente da Subcomissão de Melhoramentos em Lisboa, Márcio Henriques, enquanto o presidente da assembleia geral da Comissão anfitriã, Fábio Ladeira, deixou o “muito obrigado” à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal “e a todos vós que fizerem esforço para comparecer a esta Feira em que S. Pedro fez a sua parte e nós fazemos a nossa, estamos aqui para ajudar”.

“Muito obrigado a todos por estarem aqui presentes”, começou por dizer o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Alves, agradecendo depois à Comissão de Melhoramentos de Casal de S. José “por ter tomado encargos nos ombros para a realização desta Feira, é sempre um desafio, para é para isso que as Comissões cá estão, para aceitarem desafios e depois os vencerem”, salientando que “esta festa, a Feira das Sopas e Doces da Freguesia de Arganil só faz sentido se as pessoas, as colectividades participarem nela, porque é esse o mote que nos levou a realizar a primeira edição, está é já a quarta (…) e cujo motivo é promover o convívio entre as populações da freguesia, das famílias, dos amigos, daqueles que nos visitam”, terminando por deixar os agradecimentos “a todas as colectividade representadas, dar as boas vindas àquelas que pela primeira vez participam, a União Nogueirense e a Filarmónica de Arganil, e agradecer o apoio dado pela Câmara Municipal, “muito obrigado”.

“Esta é uma iniciativa que pretende agregar as colectividades da freguesia de Arganil e mais importante do que agregar as colectividades, agregar as pessoas de toda a freguesia”, disse o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, considerando ainda que “é também uma oportunidade pata fazer esta dinâmica, para contribuir e para que todos os fregueses, todos os amigos percorram o nosso território”, felicitou a Junta de Freguesia pela iniciativa, “é uma iniciativa que faz todo o sentido, ajuda a afirmar o território, a freguesia, contribui também para a dinamização de todas as colectividades de cada uma das aldeias e isso é algo que nos apraz registar”, terminando por deixar uma palavra de particular apreço “para todas as colectividades que estão aqui hoje representadas, sabemos que estes acontecimentos que são uma festa mas tem sempre alguns que tem de trabalhar para que a festa aconteça”, deixando por isso “um agradecimento a todos aqueles que trabalham todos os dias e que dão de si em prol as instituições que representam, porque sem o seu trabalho voluntário e abnegado estas coisas não aconteciam”.