O trombonista arganilense João Sêco e João Samuel Silva (saxofone tenor) produziram Março de 2022 um EP (disco cuja gravação é demasiado longa para ser considerado um “single” e muito curta para ser classificada como “álbum musical”) em vinil com dez temas, quatro dos quais instrumentais.
O trabalho discográfico – “And the award goes to:” – da dupla “Two-Time Winners”, traz-nos os temas “Mic Check, Live It Up, State of Emergency, Bigger Man e
Colibri” no Lado A, e no Lado B, as versões instrumentais de “Mic Check, Live it Up, State of Emergency e Bigger Man” e a versão ao vivo de “State of Emergency”.
Convenhamos que “And the award goes to:” proporciona 30 minutos de grande qualidade sonora e rítmica (num misto de “neo-soul” e “rhythm and blues”) para ser ouvido em boa companhia e em ambiente requintado.
Para além de João Sêco e João Samuel Silva, o projecto contou com a participação de vários nomes emergentes do panorama musical português, como Pedro Ferreira, Bruno Macedo, Gui Salgueiro, Fábio Rodrigues, Gileno Santana, Bruno Serroni, João Sousa, João Paulo Drumond e Ayran Nicodemo, de entre os quais se destaca o já consagrado baterista arganilense Marito Marques. A estes, juntaram-se a dar corpo ao EP, as vozes de Owen “O’sound” Lee, Tracey Kayy, Helena Neto, Gracie Ella e Bruna Moreira.
Recorde-se que todos os arranjos e a produção do EP são da dupla “Two-Time Winners”, que contou a mistura de New Max, Andrés Malta e Mário Barreiros que fez também a masterização. A fotografia (BOATE – Aveiro cedeu o espaço) é de Pedro Ferreira e o “design” da capa de Joana Guedes.
Quem é quem…
João Sêco: músico e produtor. Ingressou no conservatório de música de Coimbra em 2005. Em 2011 frequentou o curso livre de “Jazz” também no conservatório. Ingressou, em 2011 na Escola Superior de Artes e Espectáculos do Porto, para o curso de Trombone (variante jazz).
Como músico trabalha com “Expensive Soul”, Marta Ren, “Supertronik Bootleg”, “Spice Jam” e “Funil & Abelhinha”
Samuel Silva: saxofonista, multi-instrumentalista, arranjador e produtor musical. Está ligado a alguns dos projectos mais relevantes do “soul”, “funk”, “Rn’B” e “hip-hop” de Portugal como, “Expensive Soul” e Marta Ren.
Desde cedo envolvido com a cultura “brass band”, é fundador e director musical de “Funk You Brass Band” e “Supertronik Bootleg”.
Créditos_ “LadoOposto”