ARGANIL: Município é novamente 100% Eco-Escolas e renova Bandeiras Verdes

Arganil renova o feito de ser um dos Municípios do país com taxa de implementação máxima do programa Eco-Escolas, o que significa que igualou o número de estabelecimentos de ensino inscritos com o número de implementações deste programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Empenhadas e cumpridoras, todas as Escolas do concelho e respetivos coordenadores de projeto estão de parabéns pois mostraram mais uma vez estar à altura do desafio e a sessão que vai certificar este compromisso e na qual são atribuídas as respetivas distinções, estava marcada para o dia 30 de Outubro em Lisboa, no entanto, devido às restrições de circulação definidas pelo Governo, foi adiada para data a confirmar em breve e de acordo com a atual situação pandémica por COVID-19, a cerimónia vai decorrer com algumas limitações, sendo também transmitida online através do facebook, youtube e página da Associação Bandeira Azul da Europa.

Para além dos galardões Bandeira Verde atribuídos a cada uma das Escolas, a EB1/JI de Arganil arrecadou ainda o 1.º prémio pelo trabalho “Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel – História Coletiva”, no âmbito da temática Biocombustíveis e Economia Circular e, em ex-aequo com outras duas Escolas nacionais, o cartaz “Geração Verdão em Circulação”. A Escola EB1/JI de Pomares recebeu uma menção honrosa pela atividade “Poster Eco-Código”, tendo sido a mesma distinção dada à Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça mas pela atividades “Constrói o teu Depositrão – 1.º escalão”, atividade esta cujo 1.º prémio do 3.º escalão foi atribuído à Escola Secundária de Arganil.

Este é mais um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho de Arganil, no âmbito da educação ambiental num esforço comum entre o Município, comunidade escolar e também junto da comunidade geral.

Relembra-se que esta iniciativa da ABAE pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas Escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tendo como requisito para atribuição de galardão o cumprimento da metodologia dos 7 passos.