ARGANIL: Município entregou Unidade Móvel ao Centro de Saúde

Esta terça-feira, 2 de Março, a vice-presidente da Câmara Municipal, Paula Dinis, acompanhada pelo vereador Luís Almeida, fez a entrega, simbólica, das chaves da Unidade Móvel de Saúde ao director do Centro de Saúde, dr. José Augusto Coimbra, que agradeceu ao Município toda a colaboração dada, referindo que “este carro é um símbolo de proximidade” ao possibilitar “irmos ter com as populações”, mas também “é um prémio que a Câmara está a dar a todos os profissionais de saúde. E acho que merecem”.

Nos termos do protocolo de cooperação estabelecido, a Unidade Móvel de Saúde fica ao serviço do Centro de Saúde de Arganil competindo-lhe assegurar o pessoal de enfermagem, material médico cirúrgico e de consumo clínico, cabendo ao Município disponibilizar a viatura, sua manutenção e respetivo motorista.

A viatura, totalmente elétrica, de cinco lugares, inclui uma bancada de trabalho, contentores de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares, sistema de fixação dos equipamentos, um dispensador de gel desinfetantes, um nebulizador ultrassónico, um aspirador de secreções e um monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro, estando assim devidamente adaptada para prestar cuidados de saúde domiciliários à população mais distante do concelho, sobretudo a famílias e grupos mais vulneráveis.

Especialmente vocacionada para a prevenção, vigilância de saúde e prestação de cuidados primários, beneficiando sobretudo a população mais idosa, geralmente com maiores dificuldades de transporte e mobilidade, a viatura agora entregue assume-se assim como uma mais-valia para os profissionais de saúde que prestam serviço no Centro de Saúde de Arganil.

Recorde-se que a Unidade Móvel de Saúde foi entregue ao Município de Arganil no âmbito do projecto-piloto “Região de Coimbra +PROXIMIDADE”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, com a colaboração da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, tendo sido apoiada pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).