Em 2023, o Município de Arganil vai reforçar em 35% o apoio financeiro destinado aos munícipes para compra de medicamentos. O apoio prestado a pessoas em situação de vulnerabilidade económica passa dos 100 para os 135 euros por ano e por cada beneficiário do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento.
A atualização da verba resulta de uma adenda ao protocolo celebrado em 2018, entre o Município de Arganil e a Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social. Desde então, a autarquia apoiou 126 munícipes, o correspondente a 78 agregados familiares, proporcionando-lhe o livre acesso a medicamentos prescritos pelo médico.
“Olhar pela saúde dos nossos munícipes é uma responsabilidade que definimos como prioritária, sobretudo porque se trata de zelar pela população mais fragilizada social e financeiramente”, frisa o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, acrescentando que “através deste apoio, garantimos que as pessoas recebem os medicamentos de que precisam regularmente e levamos a saúde a quem mais precisa”.
A medida foi implementada há cinco anos e tem vindo a ser reforçada de ano para ano, de forma a dar respostas ajustada e adequadas às famílias, refletindo, por outro lado, a atenção e o cuidado que o Município de Arganil dedica às áreas da saúde e da ação social.
Baseado num acompanhamento de proximidade contínuo e regular, o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade económico-social envolve, em 2023, um investimento de 28.500 euros. Além do Programa Abem, as ações a implementar são abrangidas pelo projeto “Arganil Solidária”, que se destina a promover a melhoria das condições de vida das famílias que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, através da atribuição gratuita de bens de primeira necessidade.