ARGANIL: Nossa Senhora do Mont’Alto veio à festa de S. Gens

No passado dia 10, realizou-se a festa em honra de S. Gens, padroeiro de Arganil.

E para se “associar” e dar ainda maior brilho à festa (recordando aquela que foi também a grande mensagem da Jornada Mundial de Juventude, “Maria levantou-se a partiu apressadamente”), a imagem de Nossa Senhora do Mont’Alto, acompanhada pelo Menino Jesus da Ladeira, “desceu apressadamente” do seu Santuário “para visitar e estar na vila de Arganil”, como disse o reitor de Arganil, padre Lucas Pio.

Mas vieram também as imagens dos padroeiros das capelas da paróquia, Santo Antão (Torrozelas), S. Tiago, (Rochel), Santo Amaro (Sarcina), Nossa Senhora da Saúde (Lomba), Sagrada Família (Casal de S. José), Nossa Senhora do Carmo (Vale Cordeiro), Nossa Senhora de Fátima (Vale da Nogueira), Santo António (Nogueira), S. Joaquim (Maladão), S. Pedro e Nossa Senhora da Salvação, que também se associaram e, com Nossa Senhora do Mont’Alto e o Menino Jesus da Ladeira, acompanharam o padroeiro na grande procissão, pelas ruas da vila, abrilhantada pela Filarmónica Arganilense.

Foi uma grande manifestação de fé que acabou por tornar ainda maior esta festa, que embora simples, não deixou de ser também grande e significativa em honra do padroeiro, que começou com a celebração da solene Eucaristia, durante a qual o reitor de Arganil enalteceu e exortou os fiéis a seguirem o exemplo de S. Gens, mártir na defesa da fé, deixando ainda o reconhecimento a todos que colaboraram para o êxito da festa.

No final das cerimónias religiosas foi o convívio, com o também grande almoço confeccionado e servido por uma dedicada equipa de voluntários às mais de 170 presentes e que acabou por ser também motivo de encontro e de partilha, acabando por resultar em quase dois mil euros em favor das obras da paróquia, como já deu a conhecer o reitor de Arganil.

2.º Auto Cristo mais um êxito

No sábado e também organizado pela paróquia, realizou-se o 2.º Auto Cristo que, mesmo apesar do mau tempo que se fez sentir, contou com a participação de cerca de 40 automóveis antigos e clássicos e mais de 70 pessoas e que acabou por se constituir num êxito.

A concentração foi em frente dos Paços do Concelho, com o Café Argus (mesmo de férias) a abrir as suas portas para servir o “mata-bicho” e, com os estômagos aconchegados, os participantes com os acompanhantes com as suas “máquinas” (algumas mesmo relíquias), partiram para o passeio em direcção a Coja com passagem pelo meio da vila, Barril de Alva e paragem em Vila Cova do Alva, para uma visita ao Convento a comemorar 300 anos.

Na igreja do Convento, Margarida Figueiredo deu as boas-vindas e agradeceu a visita, dando a conhecer um pouco da história, bem como a necessidade de preservar esta jóia do património do concelho de Arganil, tendo no final sido servido aos participantes mais um lauto “mata bicho”, oferecido pela União de Freguesias de Anseriz e Vila Cova do Alva, com seu presidente, Paulo Amaral, a dar as boas-vindas e associar-se e a colaborar assim com esta iniciativa, tendo o reitor de Arganil, padre Lucas Pio, deixado também os agradecimentos pela colaboração e apoio a este 2.º Auto Cristo.

E quase sempre debaixo de chuva, a caravana rumou depois ao Santuário do Mont’Alto onde, no restaurante, foi servido o almoço, animado e que foi motivo para a continuação de fraternal convívio entre todos os participantes, durante o qual foram ainda entregues algumas lembranças, tendo o reitor e mais uma vez, deixado os agradecimentos a todos que na e com a organização deram a sua colaboração, ficando em todos o desejo de para o ano voltarem para o 3.º Auto Cristo.

2.º Pé Cristo é no domingo

No domingo, 24 de Setembro, vai realizar-se o 2.º Pé Cristo da Unidade Pastoral de Arganil, este ano “rumo a S. Martinho da Cortiça”.

Participam nesta caminhada as paróquias de Arganil, Sarzedo, Celavisa, Pombeiro da Beira, S. Martinho da Cortiça, Folques e Secarias, com todos aqueles que estiverem inscritos a sair de Arganil, em frente da Câmara Municipal, pelas 8 horas, com a chegada prevista pelas 11-30 horas a S. Martinho da Cortiça, onde será celebrada a Eucaristia.

No final, será o almoço de convívio a todos os participantes e o regresso, em automóvel, está garantido a todos aqueles que precisarem, esperando-se que, como o ano passado, o 2. º Pé Cristo volte a ser um êxito.