“Apresento-me como um humilde operário da Vinha do Senhor para a função de novo reitor da paróquia de Arganil e pároco das demais paróquias” (Sarzedo, Secarias, Folques, Celavisa, Pombeiro da Beira e S. Martinho da Cortiça).
Foi com estas palavras que o padre Lucas Pio Francisco Farias da Silva, saudou e agradeceu “pelo acolhimento” e recepção que, no domingo, lhe foi feita à sua chegada a esta vila pelos representantes da paróquias e das várias obras e movimentos paroquiais, escuteiros, Irmandades de entre as quais a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, vereadores, presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Pereira Alves, presidentes de Junta de Freguesia e mais autarcas, representantes de instituições e associações, pelas comunidades que vai servir.
Trazendo como lema sacerdotal “de qualquer maneira, seja como for, estou disposto a sofrer tudo pela glória de Deus. Para mim é suficiente que Ele não me separe do seu amor”, o padre Lucas Farias da Silva, nasceu a 20 de Maio de 1967, foi ordenado em 10 de Maio de 2009, é sacerdote da Fraternidade de Jesus Salvador, da Diocese de Santo Amaro (S. Paulo – Brasil) e, na Diocese de Coimbra, serviu como pároco, durante 11 anos, as paróquias do Baixo Mondego (Gatões, Lamarosa, Liceia, Meãs do Campo, S. Silvestre, S. Martinho de Árvore, Seixo de Gatões e Tentúgal), sendo agora e para substituir o reitor, cónego Manuel da Silva Martins, que “por motivo de doença, é dispensado dos ofícios que lhe estão atribuídos”, conforme decreto do Bispo de Coimbra e que também o nomeou para pároco da Unidade Pastoral do Baixo Concelho de Arganil.