ARGANIL: Padre Lucas Pio comemorou 15 anos de sacerdócio

Foi junto da imagem de Nossa Senhora do Mont’Alto, na sua capela, que o padre Lucas Pio quis celebrar a missa de acção de graças e partilhar com os amigos a alegria pelos seus 15 anos de sacerdócio

No passado dia 10 de Maio, o reitor de Arganil, padre Lucas Pio Francisco Farias da Silva, comemorou 15 anos de sacerdócio.

Consagrado a Nossa Senhora no dia da sua ordenação sacerdotal, “nesse Dia de Mãe foi o presente que fiz a minha mãe, que lá longe reza por mim”, como disse o padre Lucas Pio que, 15 anos depois, quis “subir ao monte” e também junto da imagem de Nossa Senhora do Mont’Alto, na sua capela, celebrar missa de acção de graças, concelebrada pelos padres Albino Camati e Orlando Henriques, com a participação dos diáconos Alfredo Fernandes e Rui Tavares e de muitos paroquianos das dezoito paróquias de que é responsável e que vieram ainda de paróquias que serviu durante alguns anos antes de chegar a Arganil.

“Hoje a minha família são vocês e agradeço a presença de cada um de vós”, disse o padre Lucas Pio, a todos os que consigo vieram “celebrar um marco significativo em minha vida, 15 anos de ordenação”, considerando ainda que “essa jornada tem sido repleta de bênçãos, desafios”, recordando “com carinho o início do meu ministério no Brasil”, onde “dei os meus primeiros passos como sacerdote”, para anos depois “embarcar em uma missão além das fronteiras do meu país”. Foi assim que cheguei a Portugal” e “aqui encontrei uma nova comunidade, igualmente calorosa e receptiva, pronta para compartilhar a sua fé. Essa experiência tem sido enriquecedora em todos os sentidos, expandindo meus horizontes e desafiando-me a crescer espiritualmente”.

“Nesse caminho, tive o privilégio de conhecer e conviver com pessoas incríveis. Cada um de vocês, com suas histórias únicas e suas contribuições individuais, deixou uma marca indelével em minha jornada sacerdotal”, considerou o reitor de Arganil, deixando a sua “profunda gratidão a todos aqueles que me têm apoiado ao longo destes anos” e que “a nossa jornada continue sendo abençoada e que possamos continuar a caminhar juntos, espalhando a luz e o amor de Deus por onde passamos”, com votos que “a nossa fé seja fortalecida e que a chama do serviço aos outros nunca se apague”.

Em representação da paróquia de Arganil, Marta Mendes referiu que “para o padre Lucas Pio, desejamos a continuação da sua nobre missão por muitos anos, com mesma determinação, entrega, zelo, boa disposição e amor”, deixando a certeza que “a nossa oração, neste dia, vai para si, para que Deus o encha das suas bênçãos e lhe dê a força e determinação para que consiga chamar a si homens e mulheres que conheçam a clara e principal missão dos cristãos através do Evangelho, mas principalmente pondo em prática o verdadeiro sentido da mensagem de Cristo vivo, com o seu exemplo noa dia-dia”, terminado por deixar os “parabéns, padre Lucas. Seja feliz por muitos anos, fazendo o caminho que escolheu e que agarrou com tanto amor”.

O vigário paroquial, padre Albino Camati (que trabalha com o reitor nas 18 paróquias de que é responsável), começou por dizer que “rejubilamos pelo chamado vocacional ao dom do sacerdócio ministerial concedido ao reverendíssimos senhor padre Lucas Pio Francisco Farias da Silva, nosso pároco”, fazendo votos que “neste dia que completas o vosso 15.º aniversário sacerdotal ao serviço do Altíssimo e dos irmãos queremos (…) desejar-vos parabéns, felicidades e que o nosso Deus, o Eterno Misericordioso, derrame sobre vós copiosas bênçãos” e “que Maria Santíssima, nossa e vossa Mãe presente neste Santuário do Mont’Alto, vos cubra com o seu manto protector e interceda permanentemente por vós, sem esquecer as palavras do padre S. Pio, a oração é uma chave que abre o coração de Jesus. Bem-haja”.

Um bem-haja também manifestado durante o jantar convívio que se seguiu, durante o qual o reitor de Arganil voltou a sentir a amizade e o carinho de todos aqueles que estiveram presentes e que consigo quiseram partilhar da alegria dos seus 15 anos de sacerdócio, a todos deixando “uma vez mais o meu agradecimento a cada um de vocês. Que Deus os abençoe abundantemente”.