“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista reafirma o seu apoio ao Projecto de Lei n.º 326/XVI/1.ª, que propõe a elevação da povoação de Pombeiro da Beira, no Município de Arganil, à categoria de vila. Este reconhecimento constitui uma justa valorização do património histórico, cultural e económico da Freguesia, bem como do papel relevante que desempenha no contexto local e regional.
O deputado relator do projecto de lei, Ricardo Lino, também do Partido Socialista, anunciou hoje na Comissão de Poder Local e Coesão Territorial o voto favorável do PS, garantindo deste modo a aprovação do respectivo projecto em Plenário da Assembleia da República.
A freguesia de Pombeiro da Beira, sede da freguesia com o mesmo nome, no concelho de Arganil, corresponde à antiga freguesia de São Salvador de Pombeiro, foi priorado da apresentação dos Condes de Pombeiro e teve foral dado por D. Manuel I, em 10 de Novembro de 1513, em Lisboa. Sede de concelho, foi integrada na comarca de Coimbra em 1775, tendo passado para a de Seia em 1779, e para a comarca e concelho de Arganil em 1852.
A freguesia de Pombeiro da Beira, distingue-se pela sua herança cultural, por uma rica gastronomia, pelo seu artesanato e uma sólida rede de infra-estruturas sociais, educativas, recreativas, culturais e de saúde, que asseguram a qualidade de vida da sua população e contribuem para a sua sustentabilidade económica.
A posição do Partido Socialista na Assembleia da República está alinhada com os eleitos locais do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de Pombeiro da Beira, na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal de Arganil, que também têm defendido a elevação de Pombeiro da Beira a vila como um reconhecimento merecido do seu papel no concelho de Arganil e na região.
O Partido Socialista sublinha que a elevação de Pombeiro da Beira a vila reforça as capacidades da Freguesia para enfrentar os desafios do futuro, promovendo um desenvolvimento equilibrado e sustentável, alinhado com os valores de justiça social e coesão territorial defendidos pelo PS.”
Lisboa, 12 de Dezembro de 2024
Deputados subscritores:
Ana Abrunhosa, Pedro Coimbra, Ricardo Lino e Raquel Ferreira