ARGANIL: Santa Casa da Misericórdia volta a ser reconhecida

No passado dia 20 de Novembro, na cidade de Matosinhos, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, prof. António Carvalhais da Costa, a diretora técnica da UCCI, dr.ª Liliana Nunes, e a terapeuta ocupacional, dr.ª Joana Videira, marcaram presença na entrega do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Sénior 2025.

É com enorme orgulho que, mais uma vez, a instituição foi distinguida, desta vez através do projeto com a designação: “CogniMotion VR: Experiências Terapêuticas Integradas”, uma iniciativa inovadora que visa promover: estimulação cognitiva, estimulação motora, estimulação sensorial e intervenções assistidas por animais, “tudo isto através de recursos de Realidade Virtual, proporcionando experiências mais envolventes, motivadoras e terapêuticas para os nossos seniores”.

Este prémio representa o reconhecimento do trabalho dedicado da equipa Multidisciplinar e reforça o compromisso da Misericórdia de Arganil em investir em soluções inovadoras, humanas e eficazes ao serviço da comunidade.

Sendo um projeto local, este tem uma dimensão regional, na medida em que conta com a parceria de várias entidades, não apenas do concelho de Arganil mas também dos concelhos limítrofes.

A este propósito, enunciam-se como entidades parceiras: Junta de Freguesia de Arganil, Junta de Freguesia de Secarias, A COMARCA DE ARGANIL, Agrupamento de Escolas de Arganil e EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

À edição do Prémio Seniores 2025, iniciativa do BPI e da Fundação ”la Caixa”, foram admitidas 172 candidaturas de instituições sem fins lucrativos. Premiadas 31 instituições a nível nacional e a Santa Casa da Misericórdia de Arganil foi selecionada com o projeto “CogniMotion VR: Experiências Terapêuticas Integradas”, sendo-lhe atribuído o valor de 49.640 euros de um total de 73.831,97 euros.

Por ocasião da cerimónia, mas de igual modo e de forma pública o provedor da instituição preferiu que “é com enorme orgulho que vemos reconhecido o trabalho dos técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, uma vez mais em prol da melhoria de vida da população mais vulnerável, nomeadamente os idosos, sendo expectável que este projeto venha a ter um impacto não apenas local, mas também regional, face ao papel diferenciador e inovador na abordagem terapêutica, com este projeto que tem como objetivo o bem-estar dos utentes. Razão pela qual sinto-me muito contente, agradecendo, mais uma vez o trabalho de todos os envolvidos, na preparação e elaboração desta candidatura que, felizmente, mereceu o reconhecimento do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Sénior 2025”.

Juntos continuamos a fazer a diferença.