ARGANIL: Solução para a AMMA pode ser encontrada a 10 de Outubro

3

A solução para a reactivação da empresa de confecções AMMA – cujo fecho atirou cerca de 200 trabalhadores para o desemprego – pode estar para breve se a proposta existente for considerada.

Para já sabe-se que o empresário tabuense Francisco Baptista – que já salvou a antiga empresa HBC e os seus funcionários, no vizinho concelho de Oliveira do Hospital – apresentou uma proposta que será analisada na próxima Assembleia de Credores – bancos, Segurança Social e trabalhadores – que terá lugar no dia 10 de Outubro.

De acordo com a Centro TV, os credores terão agora que “aceitar a proposta apresentada, caso contrário já não será com o empresário”.

Recorde-se que a insolvência da AMMA foi tema de debate na última Assembleia Municipal de Arganil (ver edição em papel de A COMARCA DE ARGANIL de 8 de Setembro), com os deputados socialistas a questionarem o Executivo se havia exercido (…) «a sua magistratura de influência para que esta situação fosse, de certa forma, aliviada».

Na resposta, o presidente da Câmara explicou que (…) «falei com quem devia falar, a AMMA tem uma solução… há um investidor interessado, há uma proposta que vai ser apresentada na reunião de credores que terá lugar no dia 10 de Outubro, e, portanto, julgo que tudo aquilo que for dito para contribuir para o alarme social relativamente a esta matéria é um acto de não patriotismo, é um acto de não amor ao concelho», acrescentando ainda que a Câmara (…) «desenvolverá as acções necessárias e a colaboração necessária para que este processo possa ter sucesso».

Criada em 1983, a AMMA para além de ter produzido para diversas marcas internacional, teve ainda uma marca própria, a Carlo Viscontti, e desde a década de 1990 que a empresa funcionava num amplo pavilhão na zona industrial da Relvinha, na saída de Arganil para o IC6.

A situação financeira da empresa deteriorou-se nos últimos anos e os trabalhadores chegaram a ter alguns meses de salários em atraso.