ARGANIL | TEATRO ALVES COELHO: Deputados e Vereadores municipais PS não gostaram do que viram

O PS-Arganil foi a única força política a responder ao convite formulado pela Santa Casa da Misericórdia de Arganil aos partidos com assento na Câmara Municipal, para visitarem o Cineteatro Alves Coelho. Ao pormenor, deputados e vereadores constataram o estado em que se encontra o emblemático edifício arganilense.

«Não posso dizer que foi com muito gosto que viemos porque o panorama com que nos deparámos é desolador», salientou Fernando Vale, presidente da Comissão Política Concelhia de Arganil do Partido Scialista, que não escondeu a indignação por o emblemático Cine-teatro estar no estado em que está.

Disso deu conta o Provedor José Dias Coimbra à comitiva socialista, que salientou a posição dos deputados e vereadores na Assembleia Municipal e também no Executivo Municipal, e que (…) «desde a primeira hora – e afirmo-o com convicção – estiveram contra a atitude da Câmara Municipal do PSD de Arganil, que desgraçadamente, teimosamente, não cumpriu com aquilo que tinha assumido do compromisso com a Santa Casa», explicando que a Misericórdia de Arganil entendeu que não era sua função patrocinar a Cultura como é devida no concelho através do seu Cineteatro Alves Coelho, e achou por bem que devia ceder o edifício (à Câmara) por um período de 50 anos (…) «mas com cláusulas… e dentro dessas cláusulas, que a Câmara Municipal cumprisse com o projecto que estava já aprovado».

Dias Coimbra lembrou que (…) «a Câmara Municipal não só não cumpriu, como mentiu aos arganilenses insinuando que sempre teve a ideia de cumprir o projecto, etc, etc., o que levou a Santa Casa da Misericórdia de Arganil a exigir os seus direitos. E só havia um processo: era em Tribunal. E o Tribunal – está escrito – condenou a Câmara Municipal, e mais, considerando-a única e exclusivamente responsável pela resolução do contrato que existia com a Misericórdia». Quer isto dizer (…) «que a culpa pela não recuperação do Cineteatro é toda do actual Executivo da Câmara Municipal de Arganil, que não cumpriu os compromissos que assumiu», acrescentou.

FOTOGALERIA

Mais desenvolvimento na Edição em papel ou AQUI