ARGANIL: “Um Olhar no Feminino”

Em 8 de Março e como forma de assinalar o Dia Internacional da Mulher, o Município não quis deixar de se associar também a esta data, com a inauguração da exposição de pintura “Um Olhar no Feminino”, que estará patente de 8 a 31 Março, no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, nos Paços do Concelho.

Constituída como uma coletiva do acervo municipal, integrando vinte obras concebidas por mulheres, nomeadamente da Viscondessa Sanches de Frias, a exposição “é uma forma de homenagear todas as mulheres que, ao longo da sua vida lutaram pelas suas causas, pela igualdade e pelo seu papel na sociedade, pelo papel que desempenham no dia-a-dia”, como disse a vice-presidente da Câmara Municipal, Paula Dinis, pelo que “o Município não podia deixar passar esta data sem assinalar do Dia Internacional da Mulher”, deixando também “uma mensagem de força para todas as mulheres que estão na Ucrânia a sofrer, quer aquelas estão em combate, quer aquelas que partiram e estão a partir deixando as suas famílias em consequências da guerra”.

“Era um motivo que queríamos também aqui assinalar e deixar a nossa mensagem de força, de resistência e de coragem para todas elas”, disse ainda Paula Dinis, para dar a conhecer depois que “esta exposição é só uma pequena mostra do acervo das obras que temos aqui na Câmara Municipal e que, ao longo anos, foram doadas por diferentes artistas, mais ou menos profissionais, mas que desenvolveram este gosto pela pintura e que depois, de uma forma ou outra, doaram as suas obras ou que foram adquiridas pela Câmara. E podemos ver aqui desde obras da Viscondessa Sanches de Frias, quadros de pessoas que pintaram o Piódão, um quadro da professora Cláudia Costa que recentemente, e ainda no âmbito da pandemia, aqui fez uma exposição, e vários outros quadros. E esta foi uma forma muito simples de assinalar este Dia Internacional da Mulher”.

Paula Dinis acrescentou ainda que “também sobre este tema, temos ‘O Fado no Feminino’ (já realizado no sábado no auditório da Cerâmica), uma iniciativa enquadrada na candidatura À Beira do Fado – Programação Cultural em Rede dos Municípios de Arganil, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, com momentos musicais complementados com um grupo local ‘EnCantos’ e complementado com uma conversa com nomes importantes do nosso fado nacional”.

A vereadora Elisabete Oliveira, falando “da diferença que ainda hoje existe em vários pontos do Mundo, onde aquilo que é permitido às mulheres depende muito do sítio onde nascem”, não deixou de enaltecer por isso “todas as lutas que foram travadas e que nos permitem hoje, designadamente a mim e à senhora vice-presidente, assumirmos papéis que até há pouco tempos estavam vedados às mulheres”, pelo que “o que nos cabe ainda a nós, às novas gerações e numa luta pela igualdade de todos, (…) não voltar a ver imagens daquelas como as mulheres no conflito e da forma do que lhe cabe ir garantindo a normalidade possível em tempos tão complicados”, terminando por recordar uma frase “que eu achei muito curiosa e que dizia que a força as mulheres é mais um menos como um saco de chá, só quando se põe na água é que se percebe tudo aquilo que consegue fazer. E acho que esta delicadeza e que tantas vezes é associada às mulheres, não raras vezes se reflete em muita resiliência e muita força. É uma bonita homenagem à força das mulheres. Que têm tido e que terão”.

A vice-presidente da Câmara deixou ainda o convite para, de 8 a 31 de Março, entre as 9 e as 17h30 horas, uma visita à exposição “Um Olhar no Feminino”, patente no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, nos Paços do Concelho, dando também a conhecer que, desde terça-feira, na Biblioteca Municipal está patente a exposição “Relembrar Visconde Sanches de Frias” e, no sábado, dia 19, também na Biblioteca, será realizada a “Conversa sobre Visconde Sanches de Frias, com a dr.ª Teresa Sanches e o dr. Marcelo Mendes”.