À semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Arganil em estreita parceria com a Câmara Municipal de Arganil, realiza na próxima sexta-feira, dia 29, a VII Feira Medieval.
Subordinada ao tema “Feira Quinhentista – Entre o Ocidente e o Oriente”, esta edição contará, para além de alunos, professores e auxiliares do Agrupamento de Escolas de Arganil, bem como comerciantes da vila, com a Companhia de Teatro Viv’arte, na recriação histórica da época.
A participação do Pré-Escolar, Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos, Ensino Secundário de Arganil e demais comunidade educativa, traduzir-se-á na disposição de barraquinhas diversas e figuras quinhentistas emblemáticas que, trajando a rigor, têm preparado diversos quadros típicos de um certame de há 500 anos.
A actividade decorrerá como habitualmente, no centro da vila, entre o Largo da Fonte de Amandos e o Largo do Pelourinho, até à Igreja Matriz e, na Praça Simões Dias, que será invadida inicialmente pelo Cortejo e posteriormente com a Dramatização Histórica “Do Ocidente ao Oriente – A Festa das Especiarias”.
Nos espaços adjacentes à Praça Simões Dias, decorrerão igualmente Músicas e Danças Populares, Jogos, Rábulas e Estórias, entre outras animações.
Para além das barraquinhas de artesanato que vão desde peças de madeira, barro ou mesmo através de doçaria, licores, entre outros, apelou-se ao comércio da vila para que também ele tome parte activa neste certame. Assim e à semelhança de edições anteriores, decorrerá o tradicional Concurso de Montras Medievais/Quinhentistas, enriquecendo assim o cenário de época que se pretende propagar.