No passado sábado, realizou-se, o XI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental, organizado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior, que trouxe docentes das Escolas associada a esta vila, desta vez e segundo o programa, para um “Percurso pela Natureza e Património Histórico”, com visitas guiadas à Capela de S. Pedro, Estação Arqueológica da Lomba do Canho, Museu Regional de Arqueologia e Etnografia, Núcleo de Arte Sacra na igreja matriz.
Na Mata das Misericórdias e depois do almoço-piquenique, os docentes visitaram ainda a Rua dos Professores e fizeram um percurso pela natureza orientado pelo Professor Jorge Paiva que, no final e no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia, proferiu uma interessante palestra sobre os patrimónios material, cultural e também o biológico “essencial para a nossa sobrevivência (…) sendo, porém, aquele a que temos dado menos atenção e o que mais tardiamente tem merecido cuidados de preservação”.
“Foi um descuido tremendo e continuamos a laborar no mesmo erro, pois a maioria dos governantes de todos os países ignora, quase em absoluto, a extraordinária importância que os outros seres vivos têm na nossa vida”, considerou o Professor Jorge Paiva, conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente pela sua “notável investigação científica e actuação pedagógica junto dos alunos e professores em defesa da Natureza e da prática de uma educação ambiental que salvaguarde a biodiversidade no planeta Terra”.
E por isso também e em sua homenagem, o “VI Prémio Jorge Paiva – Escola e Responsabilidade Ambiental” que, com a entrega dos prémios 2020 do concurso de fotografia “Olhares sobre a Biodiversidade”, integrou ainda o programa dos XI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental, tendo os participantes sido saudados pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia, professor José Dias Coimbra, “é um honra receber-vos nesta casa que procura servir o próximo”, considerando ainda que a dr.ª Assumpta Coimbra, directora do Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior, “responsável pela formação de professores tem organizado coisas interessantes. E foi isso que hoje fizeram, na Mata, onde já têm uma árvore. Foi bonito. Agora faltava a Rua dos Professores. A minha e a vossa rua. Obrigado e parabéns a todos”.
Breve momento musical proporcionado por uma aluna do Pólo de Arganil do Conservatório de Música de Coimbra, tendo depois a directora do Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior, deixado os agradecimentos â Santa Casa da Misericórdia e ao seu provedor pela maneira acolhedora como receberam os participantes nos Encontro(s) e também ao Professor Jorge Paiva, “é uma honra tê-lo aqui presente e há 11 anos sempre connosco, aprendemos muito consigo e com o seu trabalho em prol da biodiversidade e defesa da natureza que nos ensinou”, considerando mesmo que a sua participação nestes Encontros “tem sido uma mais valia” e, referindo-se ao concurso de fotografia “Olhares sobre a Biodiversidade” e ao “Prémio Jorge Paiva – Escola e Responsabilidade Ambiental” , disse que tem como objectivo “incentivar-vos a que concorram para que a sua nobre mensagem seja sentida e participada e sentir esse respeito pela natureza”, deixando a sua homenagem aos participantes e aos vencedores do Prémio.
Os premiados
Patrocinado pelo nosso jornal, o “VI Prémio Jorge Paiva – Escola e Responsabilidade Ambiental”, no 1.º escalão (pré-escolar e 1.º ciclo), foi atribuído aos grupos 1, 2 e 3 do Jardim de Infância de Arganil do Agrupamento de Escolas de Arganil; 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos), às turmas do 5.º D e 5.º E do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital; e 3.º escalão (ensino secundário), às turmas do 10.º E e 12.º A+B do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, havendo ainda uma menção honrosa atribuída à Escola Básica do Caramulo (Agrupamento de Escolas de Tondela).
No concurso de fotografia “Olhares sobre a Biodiversidade”, o premiado foi o professor António Cravinho.