ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE GÓIS: A festa da gratidão

O presidente da Câmara Municipal (e primeiro responsável da Protecção Civil concelhia) deixou a certeza do aumento do apoio aos Bombeiros de Góis

No passado dia 20 de Dezembro, no quartel-sede, realizou-se a sessão solene de promoções de novos bombeiros que ingressaram no Quadro Activo no posto de bombeiro de 3.ª, a atribuição de Medalhas de Assiduidade, Grau Ouro – Dedicação, aos bombeiros com 5, 10, 15, 25 e 30 anos de serviço (e a duas funcionárias da Associação) e Crachás de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses ao 2.º comandante Nuno Tavares de Nascimento, e a título póstumo ao saudoso oficial bombeiro Vítor Pascoal.

Foi uma sessão “cheia de significado natalício e de união”, como referiu o presidente da assembleia geral da Associação, Jaime Garcia, em que mesmo apesar do “dia frio, o calor humano também se fez sentir”, como foi sentido aquele que é o sentimento mais nobre, a gratidão, com o merecido “pagamento” aos homens e mulheres que dedicadamente abraçaram e abraçam a nobre causa dos Bombeiros.

Uma nova ambulância de transporte de doentes como prenda de Natal

“São devidas e merecidas as Medalhas atribuídas e os Crachás de Ouro”, reconheceu o comandante João Miguel Pratas, depois de dar as boas-vindas aos novos bombeiros”, não deixando de reconhecer e enaltecer também “a forma como a direcção tem gerido a Associação” que, nesse dia, entregou ainda aos Bombeiros, como prenda de Natal, uma nova ambulância de transporte de doentes, considerando o presidente Júlio Moura, que “a ambulância era uma grande necessidade para esta casa”, sem deixar de salientar e reconhecer ainda que “a Câmara Municipal investe muito nos Bombeiros”, deixando o seu “muito obrigado” ao seu presidente Rui Sampaio.

Em representação da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, o comandante Fernando Jorge deixou os parabéns aos agraciados, “é o nosso reconhecimento”, bem como aos Crachás de Ouro, Nuno Nascimento e Vítor Pascoal, “travei muitas lutas com eles”, deixando ainda a certeza que “a Federação está pronta para ajudar nalguns problemas que afectam as federadas como os Bombeiros de Góis”, porque “se estivermos todos juntos conseguimos”, sem deixar de reconhecer também que o comandante Carlos Tavares “tem sido parte de nós, está sempre junto dos Bombeiros, tem sido muito importante o trabalho feito ao nível da nossa Sub-Região de Coimbra de Emergência e Protecção Civil”.

O comandante Guilherme Isidro, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, depois de ter palavras de apreço para com os promovidos e feito votos para que “tenham um bom percurso”, deixou também palavras de reconhecimento aos agraciados, particularmente aos Crachás de Ouro “que tudo dão por esta causa”, destacando  a sua dedicação “em fazer o bem pelos outros”, agradecendo ainda à Câmara Municipal “pelo apoio que dá aos Bombeiros” a quem agradeceu particularmente pelo seu trabalho “durante 24 horas por dia e 395 dias por ano” e às suas famílias, terminando por colocar na bandeira da Associação a Medalha de Agradecimento COVID.

Começando por destacar os dois Crachás de Ouro, “aquilo que qualquer bombeiro deve ambicionar. É merecido, é uma honra”, o comandante Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil deixou também “os parabéns aos bombeiros promovidos e agraciados”, felicitou o presidente da direcção, Júlio Moura, “pelo trabalho meritório e de toda a sua equipa” desenvolvido na Associação, sem esquecer o reconhecimento ao presidente da Câmara, “tem o coração do tamanho do Mundo”, salientando que “a Câmara de Góis é das Câmaras que mais apoiam o seu Corpo de Bombeiros. É um exemplo na Região de Coimbra”.

Carlos Tavares deixou ainda palavras de agradecimento ao comandante João Miguel Pratas que “tem dado muito do seu contributo para dentro, mas também para fora do concelho de Góis e também da região e de todo o país, (…) às bombeiras e aos bombeiros, obrigado. É preciso honrar a farda e sei que os Bombeiros de Góis honram e a sentem, fazem um esforço para que o socorro não falhe aos goienses, mas que também não falhe aos outros concelhos vizinhos”, terminando com uma palavra de apreço à Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, “nós juntos somos mais fortes. Sozinhos ninguém consegue fazer o caminho e ao defendermos os interesses dos Bombeiros, estamos a defender os interesses das pessoas que servimos”.

O presidente da Câmara Municipal, Rui Sampaio, começou “por prestar a minha homenagem à actual direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis que pegou nesta casa num momento particularmente difícil e, desde a primeira hora, sinalizou junto do executivo a vontade de trabalhar em prol da recuperação da imagem, da disponibilidade e da operacionalidade dos Bombeiros. E claro que o Município só poderia estar do lado daqueles que, voluntariamente, para aqui vieram e querem levantar os Bombeiros e voltar a tornar os Bombeiros uma instituição disponível e que possa estar ao serviço da população”.

“E aquilo que tem acontecido em termos de apoio que tem sido dado por parte do Município, e eu posso aqui dizer desde já porque já está previsto no nosso orçamento municipal para o próximo ano e que já foi aprovado, que vamos aumentar aquilo que é o valor mensal que é transferido para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis”, como disse Rui Sampaio, dando a conhecer que “numa reunião que tivemos com a direcção foi sinalizada essa necessidade de poder haver aqui mais um apoio. E estas decisões têm sido tomadas de comum acordo, por unanimidade de todo o executivo, (…) porque reconhecemos o esforço, a dedicação e o trabalho que aqui tem sido feito. E esta cerimónia é uma cerimónia emblemática, representativa de tudo aquilo que aqui tem acontecido”.

E depois de deixar também palavras de reconhecimento e apreço para com os homenageados, aos novos bombeiros “não posso deixar de me sentir gratificado porque temos jovens que querem ser bombeiros, que querem estar ao serviço dos outros, numa sociedade actual, egoísta, é de enaltecer”, o presidente da Câmara Municipal terminou por deixar “os parabéns a todos” e felicitar a Associação Humanitária “por tudo aquilo que tem feito e dizer aos seus directores e aos bombeiros que da parte do Município podem estar tranquilos que nós, dentro das possibilidades que temos, cá estamos para vos ajudar nas horas em que necessitarem. E temos a certeza absoluta que os goienses também sabem que os Bombeiros de Góis têm homens e mulheres que estão disponíveis para os ajudar quando for preciso, nas horas mais difíceis”.

E a festa da gratidão terminou com um jantar de Natal e com votos de Boas Festas e, como desejou Rui Sampaio, “um Ano de 2025 muito bom para todos vocês”.