AUTÁRQUICAS’21 | PAMPILHOSA DA SERRA: PS candidata Ricardo Serra à Câmara Municipal

Num inequívoco sinal de força, vitalidade e de coesão do Partido Socialista, Ricardo Vicente Serra é apresentado como cabeça de lista nas próximas eleições autárquicas como consistente alternativa ao paradigma existente, pretendendo assim romper com o marasmo em que a região está mergulhada, trazendo soluções inovadoras com a energia e jovialidade para mudar o que não está bem aos olhos dos Pampilhosenses.

Ricardo Serra exige a correção dos desequilíbrios, diferenças, disparidades e assimetrias continuadas entre o litoral mais povoado, mais jovem, mais rico e mais “acessível” (serviços, equipamentos e infraestruturas), e o interior envelhecido e com menos oportunidades como é o caso da Pampilhosa da Serra – “A fixação das populações é uma bandeira para a nossa candidatura”.

O candidato do PS pretende dar um forte enfoque à natureza da região: ” potenciando a economia “ecofrendly” nas suas diversas vertentes ecológicas, sustentáveis e de consumo consciente, tudo isto integrado no sector da agricultura uma vez que é apoiando a agricultura, designadamente a pequena agricultura, a agricultura familiar e a agricultura biológica, que estaremos a contribuir para um desenvolvimento coeso do território, um desenvolvimento que envolverá outros setores como a restauração, o turismo, o artesanato e a cultura e que será capaz de convocar as pessoas e de as envolver na construção de soluções e projetos.

Mas Serra não esquece o emprego, a educação, os transportes, as estradas a habitação e a proteção civil como pilares da sua candidatura pretendendo assim fazer mais e melhor. Nuno Moita presidente da Federação do PS Coimbra encara com grande entusiasmo esta candidatura que pretende terminar com o ciclo de governação autárquica do PSD.

Ricardo Serra é Comercial de Seguros, casado e pai de duas filhas. Nasceu em Coimbra a 01 de Abril de 1979 e reside na localidade da Póvoa, freguesia e concelho de Pampilhosa da Serra. Terra que é também a sua fonte de inspiração para este desafio que acredita que sairá reforçado. Em 1985, iniciou os seus estudos na escola primária improvisada, no atual Museu Municipal, uma vez que naquele ano registou um elevado número de alunos a frequentar a Escola pelo que a existente não foi suficiente para acolher todos. Seguiu os estudos na Escola Secundária de Pampilhosa da Serra. Cumpriu Serviço Militar em Tancos, tendo parte dele sido cumprido na Associação dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, a pedido do Comandante da altura, onde tem contribuído para o apoio à população na área da Saúde, Prevenção e Combate a incêndios. Foi nesta Associação que também começou a sua vida profissional, exercendo funções administrativas na secretaria da Associação. Manteve-se como Bombeiro Voluntário, integrando como Subchefe o Quadro Ativo da Associação, encontrando-se, atualmente, na reserva. Ocupou e ocupa diversos cargos associativos e políticos no contexto Pampilhosense. Em 2010 a 2012, foi Presidente da Direção do Grupo Desportivo Pampilhosense tendo levado a equipa a subir para a Divisão de Honra, dinamizando também a formação desportiva através de equipas infantis. Em 2013 foi eleito Presidente da Direção da Comissão de Melhoramentos da Póvoa, cargo que exerce atualmente.

Neste percurso associativo alavancou diversas obras de carácter físico, como o “chafariz da aldeia” requalificado em xisto, a “Fonte Velha”, reconstruída depois dos incêndios de 2017; e obras de carácter social e desportivo, promovendo atividades socioculturais que envolvem, ativamente, a população da aldeia e dinamizando o projeto de criação de uma equipa de Futsal Sénior e duas equipas Infantis com a chancela da Comissão.

Atualmente é deputado municipal desde 2013, tendo representado o concelho de Pampilhosa da Serra, no mandato 2013-2017, na Assembleia Intermunicipal da CIM-Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.