AVALANCHE DE ALEGRIA E CONVÍVIO EM PAMPILHOSA DA SERRA: II Encontro Intermunicipal Sénior

No passado dia 20 de Maio, foi um dia inesquecível e cheio de energia em Pampilhosa da Serra, ao receber mais de 1100 seniores dos 19 Municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, que trouxeram vida, alegria e sabedoria às ruas da vila, num encontro que provou que envelhecer pode (e deve!) ser sinónimo de vitalidade, partilha e bem-estar.

“É um tremendo orgulho receber tantos amigos em nossa casa”, expressou o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, na receção aos participantes do II Encontro Intermunicipal Sénior da Região de Coimbra, acrescentando ainda que “estes momentos são fundamentais para um envelhecimento digno, ativo e inclusivo”.

Depois da calorosa sessão de boas-vindas no Mercado Municipal, marcada por um brinde conjunto que abriu as festividades, seguiu-se uma arruada até ao Largo José Henriques da Cunha, onde se formou uma bandeira humana da Europa com a participação de todos os grupos presentes, numa celebração criativa e inclusiva do Dia da Europa, assinalado a 9 de Maio.

Antes do almoço-convívio, a praia fluvial encheu-se de dinâmica e entusiasmo numa caminhada com múltiplos desafios, sendo que o dia culminou com um memorável arraial serrano, repleto de música popular, dança e cumplicidade.

Na sessão de encerramento, a vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Tomé, disse que iniciativa deixou todos “de coração cheio” e que os seniores deram “uma lição de alegria, entrega e de que não há idade para ser feliz!”, agradecendo ainda a “todos os Municípios, técnicos, instituições e parceiros” que, com “dedicação e carinho”, tornaram o evento um verdadeiro sucesso.

Organizado pela Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra em parceria com a CIM Região de Coimbra, “esta iniciativa é um exemplo da aposta na qualidade de vida da população sénior e na valorização do seu papel na comunidade”, afirmou o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, Emílio Torrão, enquanto o presidente da Câmara referiu que “é com grande satisfação que a Pampilhosa da Serra acolhe este Encontro Intermunicipal Sénior. (…) Acreditamos que promover o convívio e proporcionar momentos de alegria e aprendizagem aos nossos seniores é fundamental para um envelhecimento com dignidade e vitalidade. Este evento é um espelho do trabalho conjunto que temos vindo a desenvolver entre os 19 Municípios da CIM Região de Coimbra para garantir que a nossa população mais experiente se sinta valorizada e integrada”.

Próximo Encontro Intermunicipal Sénior será realizado no concelho de Oliveira do Hospital

33eNa receção aos participantes, o presidente da CIM Região de Coimbra anunciou que o próximo Encontro Intermunicipal Sénior será realizado no concelho de Oliveira do Hospital.