No último sábado, dia 18, foram hasteadas nas praias fluviais do Vimieiro (no território da União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego) e do Reconquinho (Carvoeira – Penacova) as bandeiras “Azul”, “Ouro” e “Acessível”, galardões já anteriormente atribuídos.
Na presença de vereadores, dos autarcas das duas localidades – Vítor Manuel Cunha Cordeiro e Alcino da Silva Francisco, respectivamente – de Nelson Silva – Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – e de representantes de colectividades e de agentes do sector do Turismo, o presidente da Câmara Municipal de Penacova considerou que o hastear das bandeiras nas duas praias (…) «é um sinónimo de orgulho».
Álvaro Coimbra disse ser intensão do Executivo Municipal, num futuro próximo, alargar o número de bandeiras azuis no concelho (…) «estamos a começar de olhar para isso uma vez que temos cursos de água com qualidade», sustentou.
Para o autarca, este tipo de galardões é um sinónimo (…) «de que estamos a trabalhar no sentido correcto e a proporcionar que Penacova e o seu município seja mais visível aos olhos dos visitantes e dos turistas que procuram cada vez mais as regiões do interior».
«Todos sabemos, pelas estatísticas mais recentes, que hoje em dia a tendência e os movimentos dos turistas e dos visitantes são para conhecerem o interior dos territórios – é o que está a acontecer nesta altura – e, por isso, nós só temos que agarrar esta oportunidade e fazer com que o nosso Município, com os nossos “trunfos” (praias e trilhos, turismo de Natureza) seja cada vez mais um sinónimo de atracção de visitantes».
Nesse sentido, Álvaro Coimbra anunciou que recentemente, e no âmbito da CIM-Região de Coimbra, foi celebrado um protocolo com o Turismo de Portugal, cujo objectivo passa por capacitar operadores, agentes turísticos e guias, para obterem uma formação mais elevada e assim ser possível receber de uma forma melhor, com mais qualidade aqueles que visitam o concelho.
«É esse trabalho que estamos a fazer. Estamos a começar a fazer um trabalho em rede para que todos os operadores possam usufruir da vinda dos visitantes, e estamos muito convencidos que dentro de pouco tempo os resultados surgirão».
A concluir, Álvaro Coimbra acrescentou que foi efectuado um “upgrade” na Praia Fluvial do Reconquinho onde foram investidos mais de 40 mil euros, montante que, lembrou, é (…) «relevante para um Município com poucos recursos», mas que (…) «é isso que queremos continuar a fazer paulatinamente», seja nas praias fluviais do Reconquinho ou do Vimieiro (…) «mas noutras praias fluviais que surgirão nos próximos anos», garantiu.
Recorde-se que a praia fluvial do Vimieiro situa-se em pleno Rio Alva, já próximo da sua foz, enquanto a praia fluvial do Reconquinho situa-se em pleno Rio Mondego, a jusante da Barragem da Aguieira.