BEIJÓS (Carregal do Sal): Descargas poluentes indignam população

Ribeira de Travassos_4

O desvio das descargas dos efluentes provenientes da empresa Borgstena, localizada no concelho de Nelas, para a Ribeira de Travassos, que atravessa a localidade de Beijós, no município de Carregal do Sal, está a causar mau estar junto da população.

Segundo Carlos Baptista, a situação deve-se ao incumprimento de uma determinação emanada para a empresa, pelo Ministério do Ambiente, que, recorda o autarca (…) «as descargas são geralmente realizadas para a Ribeira da Pantanha, mas o Ministério do Ambiente ordenou que as descargas deixassem de ser feitas para aí».

Perante essa situação, sustenta o presidente da Junta de Freguesia de Beijós, (…) «as águas residuais passaram a ser desviadas para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) situada entre Nelas e Carvalhal Redondo. Deste modo a Câmara Municipal de Nelas pretende desviar este grave problema ambiental para o concelho de Carregal do Sal, uma vez que as águas desta ETAR são encaminhadas para a ribeira que atravessa a localidade de Beijós».

«O problema é tanto mais preocupante, uma vez que esta é uma estação para tratamento de águas residuais domésticas e não uma ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais)», e, esclarece Carlos Baptista (…) «sendo a empresa Borgstena uma indústria têxtil, o seu processo de fabricação de tecido produz efluentes corados, de características químicas muito próprias e inconstantes, que requerem etapas de tratamento específicas e adequadas às características do seu efluente de elevada toxicidade e carga orgânica».

«A solução que a Câmara Municipal de Nelas arranjou foi transferir o problema para a freguesia vizinha que vive essencialmente da agricultura, onde os vastos campos agrícolas, são muitos deles regados com água da Ribeira de Travassos», sustenta o autarca.

Perante esta situação (…) «a população promete já desenvolver acções de protesto se tal problema não for resolvido o mais breve possível», diz ainda Carlos Baptista em jeito de “aviso”.