Tratou-se de uma iniciativa promovida pelo Município na passada sexta-feira, dia 17, que assinalou o Dia Nacional dos Museus e o sexto aniversário do Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da “Splendidissima Civitas”, fundada ao tempo de Augusto, o primeiro imperador de Roma (27 a.C. – 14 d.C.).
Na sessão de abertura do Colóquio, o presidente da Junta da Freguesia de Bobadela, evidenciou a importância da iniciativa como vetor de divulgação (…) «às gerações mais novas o que é a história, cultura e património» da Bobadela, e por isso, (…) «há que saber preservá-lo e mantê-lo vivo», sublinhou Fernando Duarte.
Disso mesmo deu nota a vereadora municipal da Cultura, Graça Brito, ao vincar a importância da segunda edição do colóquio “Terras d’Ulvária” que, reflecte também o investimento feito nos espaços museológicos, que permitem (…) «melhor acolhimento para quem os visita», mas, sobretudo, projectam as (…) «valiosíssimas joias que temos no concelho».
Destacando a integração na Associação Portugal Romano que – liga todos os espaços de ocupação no período romano -, o presidente da Câmara Municipal salientou que a iniciativa permite (…) «reflectir sobre o património, trocar ideias e juntar pessoas». José Francisco Rolo destacou que (…) «a nossa entidade não se pode perder», e, por isso, quer que os mais nosvos se envolvam para (…) «proteger e valorizar» o património oliveirense.
O autarca aproveitou a oportunidade para dar a conhecer a candidatura ao PROVER (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos), para além da requalificação da iluminação das Ruinas Romanas da Bobadela.
Em relação ao Colóquio Terras d’Ulvária”, houve intervenções de Paula Frade, com “Breves Contributos para o Estudo da Cerâmica e dos Objetos do Quotidiano Alimentar no Território de Bobadela Romana”. Francisco Antunes aborda os “Vestígios Judaicos da Área do Concelho de Oliveira do Hospital” e, Augusto Moutinho Borges, intervém no painel “O Capitão Poeta Brás Garcia de Mascarenhas: Um Herói da Restauração”. Sandra Clara Alves aborda a temática do “Povoamento Alto-Medieval entre os rios Dão e Alva: Os Sítios Arqueológicos de Oliveira do Hospital”. “O Papel da Música no Teatro Clássico (Da Grécia a Roma) foi o último painel do dia, apresentado por Maria José Borges.
Recorde-se que no distrito de Coimbra, para além da Bobadela, apenas “Conimbriga” (Condeixa-a-Nova), mandada “reformar” também por Augusto, tem maior relevância como importante centro durante a República Romana, e que está classificada como Monumento Nacional.