1 de Março foi celebrado em Lisboa o «Dia da Protecção Civil», dedicado ao tema «O Cidadão: Primeiro Agente de Protecção Civil», a cujas cerimónias presidiu o Ministro da Administração Interna. Durante as mesmas foram homenageados quatro bombeiros e um GNR/GIPS, que faleceram a defender os bens e haveres do seu semelhante.
Entre estes, dois pertenceram aos Bombeiro de Coja – Patrícia Alexandra Rodrigues Abreu e Pedro Manuel Santos Brito – tendo recebido as condecorações das mãos do Ministro, Miguel Macedo, o pai e filho (na companhia da mãe) daqueles dois bombeiros, respectivamente, João Luís Abreu Rodrigues e André Miguel, para os quais o Ministro pronunciou palavras muito sentidas, onde a gratidão e a coragem ficarão na memória de todos, servindo como exemplo a sua abnegação e espírito de sacrifício.
Os outros nomes reconhecidos foram: Vítor Manuel Mendes Joaquim e Paulina Maria Gonçalves Pereira, respectivamente das corporações de bombeiros de Figueiró dos Vinhos e dos municipais de Abrantes e o guarda de infantaria Bruno Alexandre de Almeida Santos, do GIPS/GNR.