No passado dia 1 de Maio, os Bombeiros Municipais comemoraram o seu 119.º aniversário, enriquecido com a tomada de posse do novo comandante, Pedro Santa.
“Hoje é um dia importante. Celebramos 119 anos de vida de uma organização que desempenha um papel importante na nossa comunidade. Elemento essencial na salvaguarda de pessoas e bens, tem sabido corresponder às diferentes e crescentes exigências”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, destacando ainda “o espírito de serviço e capacidade demonstradas que têm permitido que este Corpo seja reconhecido regional e nacionalmente”.
“São 119 anos de actividade relevante que merecem um sentido reconhecimento”, considerou o presidente da Câmara Municipal, para se referir depois à “designação, a partir de hoje, como comandante do Corpo de Bombeiros e Coordenador Municipal da Proteção Civil do comandante Pedro Santa”, a quem desejou “felicidades. Bom trabalho”.
Compromisso de “querer sempre mais e melhor para os Bombeiros, para servir a Lousã e os lousanenses”
“É do conhecimento de todos que ser bombeiro em Portugal continua a ser um desafio que, muitas vezes, só é suportado pelo desejo de servir o outro”, disse o novo comandante Pedro Santa, depois de relembrar o “sacrifício e a dedicação de todos os bombeiros do país” e de deixar alguns “compromissos e objectivos” que pretende levar a cabo ao longo do seu mandato e que passam, nomeadamente, “por aumentar o efectivo do Corpo de Bombeiros” e, para isso, “ainda este ano vão avançar com uma campanha para admissão de jovens” para que frequentem o curso de bombeiro” e, para o ano, “o objectivo é arrancar com uma escola de cadetes e infantes para a formação de mais jovens”, deixando o compromisso de “querer sempre mais e melhor para os Bombeiros, para servir a Lousã e os lousanenses”.
E depois do representante da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, comandante Fernando Jorge, do Segundo Comandante Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil de Coimbra, Nuno Seixas, e do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Luís Elias, terem elogiado a “coragem” de Pedro Santa em assumir o cargo de comandante, de agradecerem e darem os parabéns aos Crachás de Ouro e aos distinguidos com Medalhas de Assiduidade e de deixarem ainda os parabéns pelos 119 anos dos Bombeiros Municipais da Lousã, o presidente da Câmara Municipal deixou também os “parabéns e obrigado” ao Corpo Municipal de Bombeiros.
Um Corpo de Bombeiros que “sendo tutelado/detido por uma Câmara Municipal tem enquadramento de funcionamento, tem normas/regras de gestão específicas e diferentes – por exemplo – das Associações”, referiu Luís Antunes, sem contudo deixar de esclarecer que “o acesso das Câmaras Municipais a diversos apoios e a fundos comunitários na área da Protecção Civil tem sido muito reduzido”, mas mesmo assim “é pertinente referir que o Município investe anualmente mais de 700.000 euros no funcionamento desta Corporação (recursos humanos, instalações e frota)”.
“O enquadramento do trabalho dos bombeiros na carreira de sapadores nestes Corpos de Bombeiros Municipais tem de ser melhorado/adaptado”, considerou o presidente da Câmara e sem deixar de reconhecer que “os bombeiros necessitam e merecem sempre mais”, referiu que “o investimento da Câmara Municipal da Lousã neste Corpo de Bombeiros é robusto e diário” e, nesse sentido, deu a conhecer “algumas informações/algumas medidas que reputamos como importantes”, como a designação do novo comandante, a criação do Centro Municipal de Proteção Civil, identificação, no âmbito do PT 2030, do objectivo de beneficiação de infraestruturas (este quartel; aeródromo/Serpins; helicóptero), a concretização em breve da melhoria da camarata feminina, a aquisição de uma nova ambulância “e como mais importante são as pessoas, com o objetivo de dar a melhor resposta aos diferentes desafios (alguns que já referi) estamos a fazer o seguinte: admissão de dois novos elementos em regime de mobilidade – subchefe de segunda e bombeiro sapador, concurso a decorrer para oito novos bombeiros sapadores, recrutamento de quatro operadores de central, um novo incentivo/apoio ao voluntariado”.
“Penso que evidenciamos o nosso compromisso com a valorização e futuro do Corpo de Bombeiros”, considerou o presidente da Câmara Municipal, deixando mais uma vez os “parabéns pelo 119.º aniversário. Obrigado por se dedicarem a esta causa. Vivam as Bombeiras e Bombeiros da Lousã! Viva o Corpo de Bombeiros Municipais da Lousã! Viva a Lousã!”.