Vinte e sete de Novembro findo foi o dia que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Côja apresentou aos seus associados o Plano de Actividades e Orçamento para 2023, por sinal com a presença de cerca de 30 associados, e ao mesmo tempo ter sentido o grande dinamismo que a direcção, liderada por Paulo Jorge Antunes Silva, tem desenvolvido durante os seus mandatos e cujo caminho pretende continuar, tendo em conta o Plano de Atividades e Orçamento que foi espelhado perante a assembleia, tendo em atenção primeira «colocar à disposição dos associados e da população em geral, o exercício da missão do nosso Corpo de Bombeiros e da Associação», como afirmou o presidente da direcção, tanto mais que «Pretendemos continuar a demonstrar força, dedicação e rigor no cumprimento da missão a que nos propusemos».
Sendo a sessão presidida pelo seu titular Jorge Manuel Matos Silva, que homenageando os bombeiros e sócios já falecidos através de um minuto de silêncio, a Associação tem uma missão que vai ser seguida em 2023, em termos de «colocar à disposição dos associados e da população em geral, o exercício da missão do Corpo de Bombeiros e da Associação», tendo como meta, apesar das dificuldades, «manter a estabilidade e eficiência financeira da Associação.
Quartel de Pomares, Aeródromo e Museu dos Bombeiros com obras à vista
Este plano, em termos de obras, tem em vista também reforçar a manutenção e higienização do quartel e dos veículos; iniciar as obras de reabilitação do Quartel da 5.ª Secção de Pomares, cujo investimento é estimado em 90.000 euros, depois de celebrada a escritura de aquisição (doação) do edifício, situado no Fontanheiro (Moita), no passado dia 27 de Maio de 2022, encontrando-se em processo de candidatura para reabilitação; Iniciar as obras de estabilização e reabilitação da torre de controlo do Aeródromo de Côja, espaço sob gestão da Associação, já que a intervenção prevista para a reativação e a aguardar a disponibilização de fundos comunitários, sem os quais a Associação, por impossibilidade de recursos financeiros próprios, não poderá avançar com a sua reactivação; Continuar a efectuar os contactos necessários para a instalação/criação do futuro Museu dos Bombeiros, tendo em consideração que os anteriores contactos mostraram-se infrutíferos; e, por fim, iniciar o processo de obras à ampliação do parque automóvel localizado a sul do Quartel-Sede, de forma a acomodar todos os veículos ao serviço do Corpo de Bombeiros.
Angariação de novos voluntários e outras iniciativas
No âmbito operacional, a Associação tem em vista angariar novos voluntários, através de divulgação e dinamização de várias iniciativas; Apoiar o Corpo Activo na realização de simulacros, para testar planos de segurança nas empresas e Instituições; Prever a cooperação e o relacionamento entre o Corpo de Bombeiros e as diversas entidades públicas e/o privadas, concelhias e nacionais; Apoiar a Escolinha de Bombeiros; Apoiar a Fanfarra pertencente ao Corpo de Bombeiros; Promover e organizar eventos culturais, desportivos e recreativos, por forma a sensibilizar/mobilizar a população para as actividades da Associação, estabelecendo uma relação de proximidade; Procurar dotar o Corpo de Bombeiros de mais e melhores meios para o desempenho das suas missões; Continuar a investir nas equipas de bombeiros que operam as viaturas de desencarceramento (VSAE) e de busca e resgaste (VOPE); Trabalhar a nível do tecido empresarial, na formação da SBV e SBV DAE, assim como protocolos de cooperação na manutenção dos equipamentos e formação de operacionais.
Contratação de bombeiros assalariados
Na área de recursos humanos, destaca-se: a contratação de bombeiros assalariados para o o quadro da Associação; Iniciar a actividade de 2.ª Equipa de Intervenção Permanente, constituída por cinco bombeiros, protocolo já aprovado e assinado com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e a Câmara Municipal de Arganil; Proceder a abertura de Quadro de Especialistas dentro do Corpo Activo de forma a acomodar voluntários com especialidades diferenciadas em diversas áreas, nomeadamente na área da saúde, comunicações e incêndios; Continuar a dotar os voluntários de equipamentos de protecção individual, por forma a garantir a sua segurança e a boa capacidade técnica para execução das missões; Curso de Promoção a Bombeiro de 1.ª e de 2.ª; Dar continuidade à Escola de Infantes e Cadetes; Dinamizar e estimular a Fanfarra; Fomentar a participação do Corpo Activo em jornadas técnicas, seminários, colóquios e acções de formação, conforme plano enviado pela Escola Nacional de Bombeiros; Continuar a dotar os bombeiros de equipamentos de socorro, de forma a garantir a segurança dos operacionais e de uma boa capacidade técnica para execução da sua missão; Manter uma relação de cordialidade entre os Órgãos Sociais e o Corpo de Bombeiros, na pessoa do seu comandante; e Criar um Plano de Saúde e segurança interno em complemento ao Plano de Medicina no Trabalho existentes para todos os Bombeiros assalariados, incluindo um Plano Adicional de Formação.
Viaturas e equipamentos operacionais
No âmbito logístico / viaturas e equipamentos operacionais, a Associação tem por base: Manter rigor nas rubricas orçamentais, excepto situações inopinadas; Continuar com uma política de rigor na conservação e manutenção das viaturas e equipamentos operacionais; Continuar a dotar os bombeiros de equipamentos de protecção individual, por forma a garantir a protecção na execução da sua missão; Procurara dotar, dentro da disponibilidade financeira da Associação, o Corpo de Bombeiros de mais e melhores meios, para o desempenho da sua missão, nomeadamente a aquisição de: Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios, no valor previsto de 71.500 euros; Veículo de Socorro e Assistente Especial – usado e importado, ou Veículo Urbano de Combate a Incêndios Urbanos, com um valor de investimento previsto e inscrito de 75.000 euros; Veículo Dedicado ao Transporte de Doentes não Urgentes, novo, com plataforma eléctrica para acesso a cadeira de rodas, com um valor de investimento previsto de 48.500 euros.
Em relação às receitas e despesas
Sendo ambas as rubricas (receitas e despesas) totalizadas em 1.235.618,87 anos, há a realçar que a receita registada da parte das autarquias locais há a registar da parte da Câmara Municipal de Arganil, 36.000 euros, para além das EIP, com 80.300 euros (para a qual se encontra em fase de recrutamento bombeiros que irão integrar a respectiva equipa, prevendo-se que entre em funções no início do próximo ano), Juntas de Freguesias, 17.300 euros e Movimento Associativo 40.717 euros, não falando em doações e heranças, que em relação a donativos, 130.650 euros, de associados, 55.400 euros.
Quanto aos gastos correntes, destacam-se os gastos com pessoal, 419.370 euros, 115.450 euros.
Apoio extraordinário aos colaboradores e eventos realizados tiveram sucesso financeiro
Já no final da sessão, o presidente da Direcção, Paulo Silva, apresentou uma proposta no sentido de atribuir um apoio extraordinário aos colaboradores assalariados, «para fazer face ao actual contexto económico», cujo montante será definido em próxima reunião de Direcção.
Em relação aos eventos realizados durante o ano e os seus resultados financeiros, o Presidente deu conta que a Festa de São Miguel, deu um saldo de 11.421,46 euros; o XII Encontro de Fanfarras, 772,29 euros; 1.º Passeio de Motorizadas Antigas e Scooters, 1.590,47 euros. O total dos saldos referidos atingiram 13.787,22 euros.
Depois de Paulo Silva ter deixado agradecimentos aos associados presentes, bem como aos bombeiros e bombeiras, não deixou de relevar o papel de A COMARCA DE ARGANIL, sempre presente, através do seu jornalista, anunciou que a Ceia dos Bombeiros vai ser realizada no próximo dia 16 de Dezembro e a celebração do 60.º aniversário da Associação no dia 29 de Janeiro de 2023, cujo programa será anunciado dentro em breve.
Ainda foi lido o parecer do Conselho Fiscal, pela sua presidente Sandra Isabel Tavares Fernandes, cujo parecer não deixou de relevar o papel que a Direcção tem tido no desenvolvimento da Associação.