A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital comemorou no último domingo, 101 anos de (…) «história, acção e determinação em prol do património, da natureza e das pessoas», numa cerimónia que contou com a presença de Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Protecção Civil.
Num primeiro momento, as cerimónias iniciaram com a romagem ao cemitério, após a qual tiveram lugar a imposição de medalhas, crachás, condecorações e promoções, e o tradicional desfile apeado e motorizado dos Bombeiros Voluntários da cidade oliveirense, findo o qual tiveram lugar as cerimónias protocolares do aniversário.
«São 101 anos de história, acção e determinação em prol do património, da natureza e das pessoas», começou por sublinhar a presidente da mesa da assembleia geral, na abertura da sessão solene.
Maria José Freixinho salientou também o sacrifício dos Bombeiros, que incorporam o lema “Vida por Vida” arriscando a (…) «sua em prol de todos», manifestando publicamente a sua (…) «gratidão e respeito».
Ultrapassado que está o centenário dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, Arménio Tavares, presidente da Direcção da Associação Humanitária garantiu que esse facto (…) «reforça a responsabilidade de continuar a honrar o compromisso para com a população», dando nota de terem reservado um lote na Zona Industrial para a corporação promover acções de formação, fruto do bom relacionamento com o Município.
Com a certeza que os bombeiros trazem esperança, o comandante dos Bombeiros salientou que (…) «comemorar 101 anos é um feito histórico», e a data é para (…) «honrar todos os bombeiros, incluindo os que já partiram», que contribuíram para (…) «a edificação da nossa história».
Reconhecendo que os Bombeiros de Oliveira do Hospital são (…) «uma grande família», Emídio Camacho, aproveitando a presença da governante, alertou para a necessidade e repensar o “voluntariado” (…) são necessárias políticas nacionais e locais para conquistar jovens».
Apesar da existência de 6 EIP’s (Equipas de Intervenção Permanente) – três nos Bombeiros de Oliveira do Hospital e três nos Bombeiros de Lagares da Beira – serem um passo importante, o comandante oliveirense reconhece que (…) «é preciso mais». A concluiu garantiu que a população (…) «pode contar sempre com a disponibilidade» dos Bombeiros.
O presidente Distrital da Federação dos Bombeiros de Coimbra, constatou que os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (…) «são um orgulho e uma referência para todos nós», destacando a obra no seu todo.
Fernando Carvalho, aludiu ao investimento de 180 mil euros para as Escolas de Infantes e Cadetes, elogiando, por isso, o trabalho desenvolvido pela Associação junto dos mais novos. O dirigente voltou a alertar que, nos 24 corpos de Bombeiros no distrito existem (…) «204 viaturas com mais de 25 anos que continuam ao serviço», facto que, recorde-se, tem sido desde sempre referido por aquele responsável.
Em representação da Liga do Bombeiros Portugueses, coube a Marco Martins, fazer a entrega da “Condecoração COVID 19” aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, após a qual aludiu ao Estatuto Social do Bombeiro (voluntário e profissional), pedindo para que (…) «todos os bombeiros sejam reconhecidos».
Começando por se referir em particular aos Bombeiros, o presidente do Município oliveirense homenageou todos e as suas famílias que (…) «ficam em aflição sempre que ouvem a sirene».
José Francisco Rolo admitiu que Oliveira do Hospital (…) «está na linha da frente da Protecção Civil», e que desde que lidera o concelho, a autarquia já atribuiu 3,5 milhões de euros às duas corporações; e que as seis EIP’s representam um investimento anual de 225 mil euros.
«Fazemos um grande esforço financeiro», disse, referindo-se também à construção do Centro Municipal da Protecção Civil.
«Cumprimos e cumpriremos sempre com os nossos bombeiros», concluiu.
Numa alusão ao “Portugal 2030”, que prevê (…) «122 milhões de euros para Proteção Civil, para capacitação e resiliência dos territórios», Patrícia Gaspar assegurou que o Ministério já (…) «está a trabalhar» nesse sentido em parceria com as autarquias, Comunidades Intermunicipais e Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais.
Após ouvir os intervenientes na sessão solene, a governante garantiu que a Administração Central está consciente do (…) «trabalho que tem de ser feito e que passa por três pilares: financiamento permanente adequado à realidade, reequipamento e valorização das carreiras e estatutos».
Alertando para as alterações climáticas, Patrícia Gaspar prevê (…) «um Verão mais difícil de gerir do que foram os anteriores», com o aparecimento de (…) «eventos complexos mais frequentes», e por isso, pediu aos Bombeiros de Oliveira do Hospital – e a todos os Bombeiros de Portugal – para encararem o próximo Verão (…) «como mais um desafio, mas em segurança e com consciência».
Num concelho que ainda não esqueceu os incêndios de 2017, a secretária de Estado para que continuem a (…) «garantir que não serão vividas novamente». «Vocês são a prova viva de que seremos capazes para lutar por um objectivo comum: conferir segurança a Portugal e aos portugueses», concluiu.
Atribuição de divisas e medalhas
Escolinha de Infantes e Cadetes
Divisas aos Infantes: Diana Figueiredo, David Completo, Tiago Neto, David Teixeira, Diego Matias, Isis Ferreira, Gustavo Martins, Guilherme Almeida, Martim Garcia, Luana Nunes, Vladyslav Honcharenco, Francisco Ferreira
Divisas aos Infantes que passam a Cadetes: Matilde Garcia, Raquel Almeida, Maria João Silva, Diogo Rodrigues, Beatriz Inácio, Afonso Marques, Duarte Rosa, Dinis Fernandes, Ruben Ferreira, João Completo, Tomás Silva, Carolina Simões, Leandro Figueiredo, Francisco Pegado, António Marques, Gonçalo Pegado
Medalha de Assiduidade
Grau Cobre – 5 anos: Mauro Alexandre dos Santos~
Medalha de Dedicação e Altruísmo
Jorge Daniel Mendes Martins
Medalha de Serviços Distintos
Grau Prata: Mestre João Paulo Menezes Simões
Prémio Manuel dos Santos Gouveia Serra
(Pontualidade/Assiduidade – Capacidade em Relação Inter-pessoais – Responsabilidade/Empenhamento)
Bombeiro de 3.ª classe: António Manuel Mendes Gonçalves
Duas novas viaturas ao serviço
Em dia de festa, foram benzidas e apadrinhadas duas novas viaturas, uma das quais – ABTM (Ambulância de Transportes Múltiplos) – é a primeira de um pacote de três viaturas adquiridas integralmente pela Direcção da Associação, de que fazem parte uma VDTD elétrica (veículo destinado ao transporte em banco ou cadeira de rodas) e uma ABSC (Ambulância de Socorro), todas elas destinadas a suprir dificuldades no transporte de doentes (…) «melhorando assim a nossa capacidade de resposta no transporte de doentes não urgentes». A nova ABTM teve como padrinho César João Amaral de Almeida.
A outra viatura trata-se de um UNIMOG 4×4 VFCI (Veículo Florestal de Combate a Incêndios), considerado versátil, com características adaptadas ao combate a incêndios rurais.
Esta nova viatura recorde-se, foi oferecida por ocasião do Centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, pelo Município de Oliveira do Hospital. Foi padrinho da viatura, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo.