CÂMARA MUNICIPAL DE MIRANDA DO CORVO ENTREGOU CHEQUES DE APOIO À NATALIDADE

M_Corvo

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo entregou mais 17 cheques no âmbito do programa de incentivo à natalidade.

O apoio à natalidade surgiu de uma proposta da presidente do executivo, cumprindo um compromisso assumido no programa eleitoral.

Dezassete famílias, receberam assim cheques no valor de 200 Euros, contra a apresentação de comprovativos de compras de produtos ou bens nos estabelecimentos comerciais do Concelho, destinados ao recém-nascido.  

Trata-se de incentivos importantes no combate ao envelhecimento da população. A par deste envelhecimento da população, a baixa natalidade contribui também para o fenómeno da desertificação que atinge muitas zonas do país. 

Outra vertente do apoio é a que visa criar hábitos de poupança nos jovens, apoiar a conclusão dos estudos obrigatórios e manutenção de residência no Concelho. Este apoio consiste na abertura de uma conta bancária onde será efetuado um depósito anual de 100€ por cada criança. Esta prestação fixa será depositada todos os anos até que a criança atinja os 18 anos e estiver a residir no Concelho, perfazendo um total de 1800 Euros. Quando fizer 18 anos e se estiver a residir no Concelho, o jovem poderá levantar o dinheiro.

Este apoio abrange todas as crianças com naturalidade no Concelho de Miranda do Corvo e cujos pais sejam residentes também no Concelho há mais de um ano e eleitores em Miranda do Corvo. O incentivo abrange igualmente crianças adotadas.

O agravamento da crise económica em que o país se encontra motivou a autarquia, apesar da escassez de recursos que afeta as câmaras, para ajudar um pouco mais as famílias na concretização do desejo de ter filhos. Desta forma, os apoios pelo nascimento foram aumentados. A proposta aprovada aumenta o subsídio pelo nascimento do 1.º e 2.º filho para 250 Euros, do 3.º para 500 Euros e do 4.º e seguintes para 1000 Euros. Este aumento abrangerá todos os bebés nascidos a partir de 2013.

Desde que iniciou a atribuição do incentivo, a Câmara Municipal já entregou apoios a cerca de 100 crianças.