
No fim de semana de 1 e 2 de Fevereiro e com mais de 160 pilotos em pista, divididos entre várias categorias, o Góis Moto Clube abriu as “hostilidades” ao Nacional de Enduro, com tributo a José Alvoeiro, diretor de prova de excelência a nível nacional e Península Ibérica.
Chuva, lama e vitória… à grande e à francesa do piloto Julien Roussaly, que depois de ter carimbado o título no Campeonato Nacional de Enduro a época transata, iniciou a nova campanha com uma vitória sem mácula em Góis, aos comandos de uma Sherco 300 2T Factory.
As condições climatéricas acabaram por não ajudar a “performance” dos pilotos, cuja jornada foi disputada, a espaços, debaixo de chuva, afetando o traçado, muito pesado devido à muita lama acumulada, mas mesmo assim presença de público foi bastante notada para verem e aplaudirem os melhores do enduro, estrangeiros e nacionais e, a acelerar em casa, Gonçalo Bandeira, da equipa José Alvoeiro/Góis Moto Clube, conduziu com “arte e engenho” a GasGas EC 350 à vitória sem contemplações, enquanto na classe de Senhoras, a jovem britânica da Sherco Portugal, Nieve Holmes, passeou classe na prova desenhada pelo Góis Moto Clube, culminando a sua participação coma conquista de um triunfo aos comandos de uma Sherco SE.
Nos Verdes, Luís Cardoso, piloto da Beta Portugal/Moto Espinha/Motogalos, contornou as adversidades com a precisão que se exigia, saindo da vila de Góis com a vitória à geral e Verdes2 no bornal, fruto da afinada Beta RR que “cantou” e encantou nos trilhos escorregadios de lama. Quem nunca baixou os braços foi também Rui Sousa, numa Fantic XE, enquanto por seu turno, Pedro Acabado, em GasGas EC 500 F, ganhou a classe Verdes 3.
Nos Veteranos, o gaiense Pedro Oliveira (KTM EXC) voltou a assinar uma vitória sem mácula, na classe Super Veteranos, Albano Mouta, em GasGas EC 500 F, logrou o triunfo e quanto à classe Promoção, o piloto Montanha Clube, Hugo Matos, numa GasGas EC, foi o justo vencedor e, finalmente, na categoria Youth Cup, vendeu Rui Sousa (Fantic XE).
O diretor de prova, José Alvoeiro, foi presenteado com uma iniciativa em que vários pilotos, sobretudo de Góis, decidiram alinhar na prova envergando nas costas das camisolas o seu nome, como forma de enaltecer o seu brilhantismo como dirigente, assumindo, de forma subtil, um papel de excelência que muito poucos o sabem fazer e, como foi escrito, “José Alvoeiro é uma figura histórica não só no interior do Clube, como no território nacional pela forma exemplar como assume tão importante desígnio na arte de bem organizar”.
A segunda jornada do Campeonato Nacional de Enduro está agendada para Santa Marta de Penaguião. Trata-se da primeira jornada dupla da temporada, a desenvolver nos dias 15 e 16 de Fevereiro.