
O XL Festival Nacional de Folclore, que se realizará no próximo dia 30 de Julho, é um evento que o Rancho Regional e Folclórico de Candosa há mais anos realiza, e é considerado por muitos locais como o principal evento promovido pela nossa Associação. Desde 1980 que diversos agrupamentos do movimento folclórico português têm passado por Candosa, apresentando e representando o mais fielmente possível as tradições, os usos e os costumes das localidades de onde são provenientes.
A quadragésima edição deste certame contará com a presença dos seguintes grupos convidados: Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira (Alta Estremadura); Rancho Etnográfico de Santiago do Bougado (Douro Litoral – Norte); Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique (Alto Ribatejo); e Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa (Minho).
Antes da Mostra Etnofolclórica principiar pelas 21.30 horas, haverá um habitual jantar convívio, que terá início às 19 horas.
Haverá ainda uma sessão solene, com entrega de lembranças, que começará às 18 horas na sede social do Centro Cultural e Recreativo de Candosa.