CARAPINHA (Tábua): COMECA comemorou 35 anos e recebeu “prenda” do Município

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, relevou o carisma dos dirigentes que fazem da COMECA uma “referência do concelho de Tábua”

Mais de duas centenas de convivas (entre autarcas, dirigentes, sócios, amigos e convidados) participaram nas comemorações do 35.º Aniversário da Comissão de Melhoramentos da Carapinha (COMECA), que decorreram no último domingo, dia 4, e que também assinalaram a conclusão da primeira fase das obras de requalificação do edifício-sede.

Trata-se de obras há muito ambicionadas pelas diversas direcções da colectividade, e que, graças ao apoio da Câmara Municipal foi agora possível concretizar: colocação de tecto falso no salão de convívio e de festas, e melhorias exteriores (paredes) que já permitiam infiltrações de água, e que ascenderam a cerca de 13 mil euros.

Arménio Santos, presidente da direcção referiu isso mesmo (…) «é um privilégio receber-vos num salão já com outro aspecto. Era uma há muito ambicionada. Está concluída e está paga», salientando que só foi possível a sua concretização graças à parceria entre a Comissão e o Município. «A Câmara comprometeu-se em nos ajudar e cumpriu. O nosso muito obrigado», realçando igualmente as ajudas que a COMECA tem recebido por parte da Junta de Freguesia (…) «no caso concreto, com os processos que são muito burocráticos», acrescentou, agradecendo a presença de todos.

Começando por cumprimentar os presentes, em particular o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, o vereador com o pelouro do Associativismo, David Pinto, e de António Gouveia, presidente da Freguesia de Mouronho, o autarca da Carapinha agradeceu o (…) «trabalho desenvolvido pela COMECA, que é muito importante não só para a freguesia da Carapinha como para o concelho de Tábua», Rogério Neves, dirigiu palavras de reconhecimento à direcção da Comissão e a todos os colaboraram na confecção do almoço de aniversário, e reforçou a (…) «disponibilidade incondicional no apoio» da Junta de Freguesia à COMECA.

Recordando o nome dos fundadores (ver caixa), o presidente da Câmara Municipal de Tábua, cumprimentou todos – antigos e actuais dirigentes (…) «para que a Comissão de Melhoramentos da Carapinha seja uma referência do concelho de Tábua», bem como o papel que a Junta de Freguesia te tido (…) «para ajudar a desenvolver a vossa e a nossa freguesia».

Ricardo Cruz salientou o (…) «empenhamento que temos em ajudar a construir estas associações, e que são, sobretudo, vossas», e por isso relevou, que ao comemorar os 35 anos da COMECA, para além do exemplo (…) «isso só é possível se tivermos autarcas, se tivermos pessoas que estão na vida pública a associarem-se a estes eventos, mas, sobretudo, só é possível dirigentes como estes e pessoas que participam e colaboram». «Tão importante como o contributo de uma Junta ou de uma Câmara, tudo isto só faz sentido se houver um contributo da vossa parte», aludindo a todos os que se associam aos convívios.

Momento da assinatura do protocolo que permitiu um apoio de 10 mil euros para as obras da 1.ª fase de requalificação da Comissão de Melhoramentos da Carapinha

Confessando que se sente bem na Carapinha e na COMECA, o autarca assumiu que nos últimos anos também sentiu as ambições da direcção em remodelar o salão e por isso, constatou que (…) «houve aqui um forte empenhamento» da Câmara Municipal de Tábua. «Na nossa equipa, dizemos muitas vezes que não, mas quando dizem sim é para cumprir e para honrar», disse, referindo-se ao apoio que a Câmara concedeu para que fosse possível a concretização da primeira fase das obras de requalificação.

E se o disse, assim o fez. Na presença de todos, o presidente da Câmara Municipal de Tábua e o presidente da Comissão de Melhoramentos da Carapinha, assinaram o protocolo, tendo Ricardo Cruz entregue a Arménio Santos, um cheque no montante de 10 mil euros (…) «necessários para a concretização da obra».

O autarca assumiu ainda o apoio – e pediu o mesmo ao presidente da Junta – para apoiar a segunda fase da requalificação do espaço da COMECA que, segundo Arménio Santos, deverão ser concretizadas no próximo ano, e que passam pela pintura do salão, substituição do telhado e pavimentação frontal do edifício-sede. «São obras que terão que ser tripartidas – Câmara, Junta e COMECA, mas também por todos aqueles que contribuem nas diversas iniciativas promovidas por esta grande Comissão de Melhoramentos», concluiu.

Por último, Arménio Santos reforçou os agradecimentos de todos os que, durante o ano, participam e estão com a COMECA.