Mais de duas centenas de convivas entre dirigentes, autarcas, sócios, amigos e convidados, participaram no passado domingo, dia 3, nas comemorações de mais um aniversário da Comissão de Melhoramentos da Carapinha.
Um ano depois da requalificação do salão de festas e do exterior (paredes com infiltrações de água), foi agora a vez da direcção liderada por Arménio Santos “mostrar” a segunda fase das obras – pintura do salão, substituição do telhado e pavimentação frontal do edifício-sede e do estacionamento – que foram executadas pela Comissão, Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Tábua.
«Futuramente temos mais obras, como a pintura do salão de festas e o arranjo do parqueamento do rés-do-chão, troca de telhas na cobertura, tudo para que a COMECA fique com mais e melhores condições», deu a saber Arménio Santos, presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos, que, salienta que as mesmas serão executadas (…) «consoante a nossa disponibilidade e de quem nos ajuda». «Como costumo dizer, há sempre obras para fazer», assegurou o presidente da COMECA.
Relevando que o relacionamento com a autarquia – Junta de Freguesia e Câmara Municipal – é a 100% (…) «não temos razão de queixa, até porque, quando é necessário qualquer apoio, eles colaboram sempre», Arménio Santos reconhece, por outro lado, não ser fácil arranjar quem queira “pegar nas rédeas” da COMECA (…) «mas vamos continuar», garantiu.
Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia sublinhou importância que a Comissão de Melhoramentos tem para a freguesia. «É uma instituição que representa muito para a Carapinha, que esteve sempre disponível para trabalhar e até mesmo para representar a Freguesia».
Em dia de aniversário Rogério Neves recordou que a Comissão de Melhoramentos (…) «tem um peso muito grande na freguesia porque é uma grande instituição desde sempre. E não podemos esquecer a “Expo COMECA” (certame realizado entre as décadas de 80/90) que, se calhar, foi o inicio da FACIT (Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua), que se realiza entre os próximos dias 26 e 30 deste mês.
Começando por considerar o peso da COMECA no movimento associativo tabuense – mais de uma centena de instituições que estão distribuídas por todo o concelho – Ricardo Cruz destaca os 36 anos de história da Comissão de Melhoramentos (…) «fruto da sua envolvência com a população, da sua capacidade e do seu dinamismo».
Referindo-se aos corpos sociais da COMECA, o presidente da Câmara Municipal de Tábua salientou tratar-se de uma equipa formidável. «Tem tido o apoio da Câmara – ainda no ano passado demos um valor pecuniário – 13 mil euros – que permitiu a conclusão da cobertura (tecto interior); a Junta de Freguesia este ano deu um apoio que permitiu a colocação da calçada; mas, mais do que estes apoios, o que importa é valorizar este dinamismo», destacando o caso da “Expo COMECA”, os convívios, caminhadas, e as comemorações dos aniversários, como vectores que congregam a população e, por consequência, permitem (…) «que se mantenha vivo este espírito de interajuda que existe nesta freguesia».
«Portanto, estamos satisfeitos porque, e como costumo dizer, se todos seguissem os exemplos que a COMECA dá, ainda teríamos um movimento associativo mais rico e forte no nosso concelho», concluiu Ricardo Cruz.
Após o almoço e depois de terem sido cantados os “Parabéns” e cortado o bolo de aniversário, o presidente Arménio Santos reforçou os agradecimentos de todos os que, durante o ano, participam e estão com a COMECA.