CÁRITAS DIOCESANA: Recolha nacional de material escolar

image001

Setembro é mês do regresso à Escola e as despesas associadas são uma preocupação para muitas famílias portuguesas. Particularmente atenta a esta situação a Cáritas Portuguesa promove, em conjunto com o Instituto de Apoio à Criança e a Associação Karingana wa Karingana, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha de recolha de material escolar. A Cáritas de Coimbra associa-se também a esta acção, sendo os pontos de recolha na cidade as lojas Continente do Coimbra Shopping e do Fórum Coimbra.

Assim, nos próximos dias 5 e 6 de Setembro (amanhã, sábado e domingo), assinalando também o Dia Internacional da Caridade, vários voluntários, devidamente identificados, vão estar a recolher, nas lojas SONAE aderentes (lojas Continente e Modelo Continente), donativos de material escolar procurando, assim, garantir que nada falte aos estudantes cujas famílias estejam a atravessar momentos de dificuldade económica. Pretende-se angariar bens essenciais como cadernos, canetas de colorir, dossiers, malas, calculadoras, entre outros.

Para a Cáritas esta é uma forma de todos os portugueses poderem ser solidários, unindo-se ao exemplo de vida que foi a Beata Madre Teresa de Calcutá, cujo trabalho em prol dos mais desfavorecidos pode ser recordado nesta campanha. “A escola é uma grande ferramenta de combate à pobreza e à exclusão social e, por isso, esta campanha dá-nos a oportunidade de o fazer num gesto concreto e imitando o exemplo de santidade que foi a vida de Madre Teresa de Calcutá”, sublinha Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

Esta campanha, que se realiza todos os anos no primeiro fim-de-semana de Setembro, teve a sua primeira edição em Setembro de 2014, durante a qual foram recolhidos 296.883 produtos escolares que foram distribuídos por milhares de crianças.

A campanha procura dar resposta às necessidades de material escolar por norma utilizadas em todos os níveis escolares: afias, borrachas, cadernos, canetas, dossiers, estojos, mochilas, lápis, folhas, réguas, tesouras… Dentro das lojas aderentes os voluntários, devidamente identificados, estarão a recolher estes materiais que serão distribuídos às famílias através das respectivas cáritas diocesanas.