CASA DO POVO DE TÁBUA: Exposição assinala inicio das comemorações dos 50 anos

Criada a 17 de Abril de 1973 por António da Fonseca Cortês (notário já falecido) e Amílcar Marques da Cruz, a Casa do Povo de Tábua foi a última a ser constituída no concelho, abrangendo também os territórios de Ázere, S. João da Boavista, Covas, Vila Nova de Oliveirinha.

Uma exposição – inaugurada no primeiro dia do mês e que pode ser vista até dia 30 na Biblioteca Municipal João Brandão – dá o mote para assinalar os 50 anos de existência da instituição que, actualmente serve cerca de 250 utentes nas áreas da Acção Social (tempos livres); da Cultura (rancho, grupo de cantares e de cavaquinhos); do Desporto (ténis de mesa e basquetebol feminino); e que tem também para visitar, um Museu Etnográfico.

Sete antigos presidentes da Casa do Povo fizeram questão de estar presentes na sessão formal de inauguração da exposição que está aberta à participação de todos os que tenham uma recordação (…) «todos os contributos contam» apelou Susana Macedo Mendes, presidente da Direcção.

Durante 30 dias é possível ver/ler actas da criação da instituição, diversas notícias da imprensa local e regional sobre as actividades promovidas pela Casa do Povo de Tábua, fotografias desde a inauguração até aos dias de hoje, bem os primeiros trajos usados pelo Rancho Infantil que, mais tarde deu origem ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tábua.

Mas as comemorações dos 50 anos da Casa do Povo não se ficam por aqui, como frisou Susana Macedo Mendes (…) «no dia 17 de Abril (próxima segunda-feira) data que assiná-la a fundação da instituição, será visualizado aqui, na Biblioteca, um vídeo com testemunhos do que aconteceu na jornada de cada um».

Para fecho do mês do aniversário, será realizado um almoço comemorativo (ao que tudo indica nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Tábua) no dia 30.

No decorrer da sessão que marcou o arranque das comemorações, Susana Macedo Mendes assegurou aos presentes que (…) «a Casa do Povo está viva».

Recorde-se que no dia da inauguração, para além dos actuais dirigentes, associaram-se também o vice-presidente da Câmara Municipal de Tábua, António Oliveira, o primeiro funcionário da instituição, Fernando Marques Escaroupa, bem como antigos e actuais elementos do Rancho Folclórico.