Em boa hora a Comissão de Melhoramentos teve a ideia de organizar uma Caminhada. E já vai na 7.ª edição e mais uma vez com grande êxito.
Ocorreu no passado dia 12 de Junho, compareceram mais de 90 pessoas, a maioria habitantes desta localidade (alguns vindos de Lisboa), mas também vieram pessoas de Arganil, Nogueira, Celavisa, Casal do Frade e de outras aldeias.
Os participantes partiram do Parque de Merendas, numa extensão de cerca de 10 quilómetros e, no final, cansados mas bem dispostos, tinham à sua espera para recuperar do esforço, no mesmo local da partida, um saboroso almoço, com caldo verde, arroz de feijão com porco no espeto, assado com mestria pelos amigos João Pedrinho e João Alvoeiro e sobremesas.
No almoço estiveram presentes 156 casalenses e amigos, o que é de louvar e que superou todas as expectativas. Continuem sempre assim. E foi com prazer que assistiram também o reitor de Arganil, padre Lucas, e o sr. padre Albino, que ficaram encantados com as magníficas condições.
O evento teve a colaboração, com ofertas de produtos e bens, do Intermarché de Arganil, com oferta do reforço por garrafa de água e duas peças de fruta, por cada caminhante; ARGOARTE, no apoio e impressão de bonés alusivos à 7.ª Caminhada; do casalense Amândio José da Costa Ladeira, na oferta de batatas e feijão; e de uma pastelaria de Arganil, que ofereceu miniaturas para as crianças que participaram nos jogos tradicionais e 50 pães.
A direcção agradece a ajuda das referidas empresas em mais esta iniciativa de sucesso da colectividade, que com esforço e dedicação dos seus elementos e com ajuda dos casalenses e amigos que, como já disse, alguns deslocaram-se de Lisboa e de outras localidades, dão “vida” à histórica aldeia do Casal de S. José.
Após dois anos de ausência, por causa da pandemia, foi bonito ver ali tanta gente a confraternizar. À tarde houve jogos para as crianças enquanto os mais velhos se divertiam a jogar à malha e, por fim, houve lanche com o resto do caldo verde e febras do porco no espeto no pão e ainda filhós acabadas de fazer e fez-se o sorteio do habitual presunto, saindo desta vez a Maria Margarida Dias Amorim Silva.
E era quase noite quando as pessoas começaram a abandonar o Parque de Merendas, na certeza de que passaram um dia diferente.