CASAL DE S. JOSÉ (Arganil): Almoço de convívio na Comissão

No passado dia 30 de Outubro e como este jornal noticiou, realizou-se na nossa Casa de Convívio um bem participado almoço, com caldo verde, torresmos com batata cozida, sobremesas e café, onde se recordou tempos antigos e que estiveram cerca de 120 pessoas, já contando com as cozinheiras e pessoas que serviram as mesas, para além das pessoas que vieram de Lisboa, mais de 10.

Quando digo convívio de animação, foi porque actuou a Tocata do Grupo Folclórico da Região de Arganil, que ainda fez dançar muita gente no terraço anexo e, num dos intervalos o Manuel Fernandes, relembrou a todos os presentes que ainda tocam uma música que o antigo Rancho do Casal de S. José, talvez há mais de 80 anos, tocava e dançava mas com outra letra.

Viam-se pessoas alegres por este convívio, onde se passou uma tarde diferente, onde houve de tudo, alegria, animação, tradição, havendo mesmo uma pessoa que chegou junto a mim e disse-me: que tarde bem passada. Continuem.

Depois do almoço, fez-se um pequeno leilão, seguindo-se o magusto à moda antiga, com as castanhas a serem assadas com caruma. Para terminar foi feito o concurso de sopas, tendo participado sete pessoas, sendo vencedora a Isabel da Cunha, que recebeu uma varinha mágica e um diploma de participação. tendo os restantes elementos recebido também um diploma de participação. Ainda foi sorteado um presunto, tendo saído ao António César (Toni).

De destacar a presença do vereador da Câmara, Filipe Frias; do presidente da Junta de Freguesia, Pedro Alves; do reitor de Arganil, padre Lucas, que vinha acompanhado pelo padre António.

Foi pena não terem comparecido mais pessoas, mas algumas já tinham compromisso. Fica para a próxima, que será no dia 4 de Dezembro, com a matança do porco.