CASAL DE S. JOSÉ (Arganil): Obras reclamadas há anos marcaram o 89.º aniversário da Comissão de Melhoramentos

No passado dia 16 de Abril, foi comemorado o 89.º aniversário da Comissão de Melhoramentos de Casal de S. José que ficou marcado pela concretização de melhoramentos reclamados há anos.

E por isso ficaram os agradecimentos, a gratidão ao presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, “os casalenses são pessoas que reclamam quando os interesses da nossa aldeia estão em causa, mas também são pessoas humildes que agradecem a quem lhes faz bem”, disse o presidente da direcção da Comissão em festa, José Carlos Carneiro. “Muito obrigado, dr. Luís Paulo Costa”, referindo ainda que “é de elogiar o empenho e esforço da Câmara Municipal em realizar estas obras no Casal de S. José”.

E a primeira obra a ser inaugurado pelo presidente da Câmara, foi o alcatroamento da estrada do Rebolal (que da EN 342 dá acesso ao Parque de Merendas e também à aldeia), a visita guiada à Escola Museu e ás estações elevatórias de saneamento (em fase de conclusão) e, aproveitando a presença do presidente da Câmara e do vereador Filipe Frias, o presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos não deixou de alertar ainda “para a necessidade do arranjo de estradas essenciais para a aldeia que, por motivo de derrocadas, estão intransitáveis, a estrada da ribeira, a estrada do Soito Moreira e a estrada do Soito do Chão” e que, como ficou prometido, a seu tempo e dentro das prioridades, não deixarão de merecer também a atenção da autarquia.

“Ser presidente da nossa colectividade não é fácil, porque é necessária muita disponibilidade”, considerou ainda José Carlos Carneiro, durante o almoço comemorativo de aniversário na sede da colectividade, completamente cheia de casalenses, convidados e amigos, que saudou com amizade, sem deixar de recordar também o grupo de casalenses que, “com esforço e dedicação”, há 89 anos fundaram a Comissão de Melhoramentos e “construíram este edifício que, continuamente, foi sendo alvo de melhorias feitas pelas direcções que passaram ao longo dos tempos”, dando a conhecer também que durante 2021 e 2022, a actual direcção tem feito “a manutenção, conservação e limpeza das instalações da Comissão, do Parque de Merendas, jardim (sala de visitas do Casal de S. José), lago/repuxo, poda de árvores, corte da relva, a limpeza da Biblioteca/Museu”, além “do serviço de bar, das reuniões mensais e da participação e organização de eventos e actividades”.

Actividades já agendadas para este ano

Para este ano e depois de anos de pandemia, José Carlos Carneiro deu a conhecer algumas das actividades já agendadas, em Junho, caminhada/porco no espeto; em Agosto, sardinhada/concurso de doces; em Outubro, magusto/concurso de sopas; e em Dezembro, matança do porco, reconhecendo que, para isso, não deixa de ser essencial a participação e o apoio dos casalenses e amigos, como essencial tem sido a persistência que, desde 2015, tem sido feita junto das autarquias que levou, finalmente, à concretização dos melhoramentos há anos reclamados, nomeadamente o saneamento, a repavimentação da estrada do Rebolal, sem por isso deixar de referir que “se nessa altura assinava o livro de reclamações, hoje não tenho problema em assinar o livro de elogios”.
Elogios que também também o presidente da assembleia geral, João Carlos Costa, não deixou de fazer e que estendeu à direcção “e a todos nós que fazemos esta festa, muito obrigado pela vossa presença”, enaltecendo ainda outros momentos das comemorações, como a celebração da missa em memória dos sócios falecidos, a iniciativa “Caça ao tesouro” que “ultrapassou as expectativas, foi um sucesso e é de continuar”, o karaok, enquanto o representante da Subcomissão de Melhoramentos em Lisboa, Fernando Machado, deixou “os parabéns à casa-mãe pelos 89 anos” e congratulou-se pelo dinamismo da sua direcção, congratulando também a Câmara e a Junta de Freguesia pelas obras realizadas no Casal de S. José.
“A nossa preocupação é olhar para outras aldeias que estiveram mais esquecidas durante anos e o Casal de S. José é uma delas”, considerou depois a secretária da Junta de Freguesia, Dora Pinheiro, e por isso e como disse, era necessário “saber dos problemas, tentar resolvê-los e alguns estão resolvidos”, deixando a certeza que “nós cá estamos para vos apoiar e ajudar”.
“É com satisfação e orgulho que partilho esta data convosco”, disse o vereador da Câmara Municipal, Filipe Frias, para salientar depois que “chegar aos 89 de uma colectividade só se consegue com muito trabalho e dedicação”, deixando os parabéns e ainda a certeza que levava “algumas das preocupações e problemas para resolver, estamos atentos”, terminando por agradecer as palavras de reconhecimento dirigidas à Câmara pela concretização, como reconheceu, das “duas obras importantes e essenciais para o Casal de S. José e para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes”.