
Em pleno Dia de Reis as tradições do Ciclo Natalício da Região de Arganil e da Serra do Açor desceram até Lisboa, através do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, que “Pediu as Janeiras” e “Cantou os Reis” (como se dizia na região). Deste modo, a capital reviveu esta tradição, onde grupos de homens e mulheres cantavam, de porta-em-porta, à espera de um bocadinho de broa e/chouriça, ou até de um copinho de aguardente, pois os dias eram frios e tinham de se manter quentes para cantar e tocar o seu harmónio, violão, guitarras, pinhas, pandeiro e ferrinhos.
Foi assim que, no passado dia 6 de Janeiro e a convite da Associação Dinamizadora da Baixa Pombalina, o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa andou pelas ruas da Baixa de Lisboa, devidamente trajado, inclusive com os agasalhos da época (casacos com gola de pelo de raposa, gabões, mantas, capuchas, mantéus e xailes), a cantar e a encantar os comerciantes associados da referida entidade, bem como os seus clientes.
O trajecto iniciou-se em plena Praça do Rossio, com uma célebre fotografia com o Teatro Nacional D. Maria II de fundo. Foram “pedidas” as Janeiras aos mais ilustres espaços comerciais da Baixa de Lisboa, como Pollux, Benetton, A Montra VIP, Armazéns do Chiado, Achega, Dama de Copas, Joalharia Ferreira Marques, entre outros, para quem este Rancho cantou:
Boas-Festas, boas-festas,
Boas-Festas bimos dari.
Bimos pedir as Janeiras,
Se o Senhor nas quiser dari.
O Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa foi ainda recebido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, nomeadamente pelo seu presidente, Miguel Coelho. A meio do trajecto, a loja Nikolaus deu aes Janeiras ao grupo de resineiros da Ribeira de Celavisa, tendo sido presenteados com salgados, doces, ginjinha e ainda uma lembrança da respectiva loja. A Caminhada terminou na Confeitaria Nacional, que também ofereceu o seu afamado Bolo-Rei.
Mais uma vez as origens e as raízes do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa falaram muito alto na capital do reino e nem o frio as calou ou fez desistir.
De destacar que esta actividade foi pública nas prestigiadas revistas NOVA GENTE e VIP, nos passados dias 8 e 11 de Janeiro (quarta-feira e sábado), respectivamente.
Em cada casa comercial o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa despediu-se também com quadras tradicionais da época. Esta notícia será também encerrada com uma dessas quadras, ficando a esperança de para o ano voltar a “Pedir as Janeiras” e “Cantar dos Reis”, na Baixa Pombalina de Lisboa.
Bamos dar as despedidas,
Por cima do laranjali.
Biba o dono desta casa,
Bibam todos em geral.