Na passada sexta-feira, foi apresentado o programa da F.A.V.A. – Feira de Artesanato Velharias e Antiguidades e outros eventos de Verão, organizados pela União de Freguesias de Coja e Barril de Alva.
E como referiu o presidente da União de Freguesias, João Tavares, mais do que o elevado custo a que obrigam o programas, estes acabam por se traduzir num investimento pelo retorno que trazem, pelas muitas pessoas que visitam as freguesias, sem contudo deixar de reconhecer que “o dinheiro que for para as festas não vai para as obras”, mas mesmo assim neste momento “nas freguesias há um investimento em obras de mais de 100 mil euros”.
A F.A.V.A. que, ano após ano, tem vindo a consolidar-se, sendo de salientar que a procura teve um aumento significativo de expositores, uma vez que o ano passado contou com a presença de 42 stands e, este ano, vai ter 60 e mais teria se houvesse mais stands disponíveis, como disse João Tavares,
Manifestando a sua satisfação por este aumento e pelo facto de haver expositores oriundos do norte e sul do país, o presidente da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva não deixou de referir ainda que o artesanato, as velharias, as colectividades e instituições, mas também e sobretudo a gastronomia cresceram em termos de expositores, que vão encher o magnífico Parque Verde do Prado onde não faltará também a animação trazida por grupos e artistas de renome, com especial destaque para o conterrâneo Fernando Pereira que com a sua banda, Real Companhia, são motivo para uma grande noite a encerrar a F.A.V.A..
F.A.V.A que, na sua organização, ascende a um investimento na ordem dos 45 mil euros e, ainda que conte com a comparticipação de 25 mil euros do Município de Arganil obriga a “um grande esforço” e a uma “gestão rigorosa dos dinheiros”, como referiu João Tavares, acrescentando ainda que “no Verão teremos outras iniciativas na Praça de Coja onde iremos gastar entre 15 a 20 mil euros”, mas mesmo assim as verbas gastas em festividades não “comprometem” nenhuma obra, deixando como exemplos, entre outros, o investimento efectuado em arruamentos, 35 mil euros no Pisão, 30 mil euros em Esculca e os 40 mil euros investidos na construção de um novo cemitério em Barril de Alva, obras estas comparticipadas pelo Município de Arganil e, no caso do cemitério, conta ainda com o apoio da União e Progresso de Barril de Alva.
F.A.V.A. inaugurada dia 2 de Agosto
A F.A.V.A. é inaugurada dia 2 de Agosto, pelas 19-30 horas e, às 21, actuará o grupo Smells Like 90´s; no dia 3 de Agosto, pelas 21, actuação da Banda “Iris” e a partir das 23h30, Dj Postman; e no dia 4 de Agosto, pelas 20 horas, actuação de Lzy Generation, e 21h30, Fernando Pereira e Real Companhia, também “teremos mais oferta de comida e bebida do que nos anos anteriores”, não faltando os insufláveis para as crianças, sublinhando o presidente da União de Freguesias que este evento “é um custo contabilístico, mas é também um investimento porque traz retorno, traz muita gente à União de Freguesias”. A entrada na FAVA é gratuita e “enquanto for possível é assim que será, para todos, sem excepção, terem acesso ao certame”, considerando ainda que “temos um excelente cartaz, com grupos conhecidos, que vai trazer muita gente a Coja”.
“Sunset Portas do Açor” no dia 10 de Agosto
Integrado no programa cultural apresentado pela União de Freguesia, destaque ainda para o Sunset Portas do Açor, a realizar na praia fluvial do Caneiro, no dia 10 de Agosto, a partir das 16 horas, com o Dj Postman e antes, pelas 11 horas, haverá aquadance e pelas 15, hidro power, dinamizadas por Tiago Ramos.
Feira Medieval em 21 e 22 de Setembro
Nos dias 21 e 22 de Setembro, haverá a Feira Medieval, que rondará mais ou menos 7.500 euros de investimento na sua organização, “em que a autarquia também irá comparticipar com alguma verba”, como deu a conhecer João Tavares.
100.º aniversário da elevação da Freguesia do Barril de Alva
Entretanto e a antecipar estas festividades, no dia 25 de Julho haverá ainda a comemoração do centenário da elevação do Barril de Alva a freguesia, estando agendada para o período da manhã uma caminhada e, ao final do dia, pelas 19 horas, terá lugar a cerimónia evocativa da efeméride, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Arganil e outras entidades convidadas.
Nesse dia e ainda segundo o presidente da União de Freguesias, será atribuído o nome do dr. Moura Pinto a uma “pequena praceta” no Barril de Alva, uma vez que Moura Pinto, esteve na génese da constituição de Barril de Alva como freguesia, inaugurado um novo cemitério na aldeia, uma obra que “era ansiada, há muitos anos pela população do Barril, porque neste momento apenas temos uma campa vazia, portanto quem falecesse no Barril, poderia não ter sepultura”. Para assinalar este centenário, foram ainda feitos selos comemorativos, postais dos CTT e travessas com a imagem do Barril de Alva.