Desde há anos que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coja mantém a realização da festividade em honra do seu patrono S. Miguel, a qual decorreu no passado dia 16 de Outubro, abrilhantada pela Filarmónica “Flor do Alva”, de Vila Cova de Alva, já reabilitada, agora sob a batuta do maestro da Lousã, Prof. Valter Correia, demonstrando que, com 20 elementos, transmite já grande qualidade de execução musical, que nas palavras do presidente da direcção dos Bombeiros, Paulo Silva, «vai continuar a honrar-nos com as suas actuações, bem como enriquecerá o concelho em termos culturais».
A festa iniciou-se pelas 11.30 horas, com a celebração de missa solene, na igreja matriz, seguindo-se a procissão em direcção ao quartel, indo na vanguarda a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Imaculada Conceição de Coja.
Mas antes, no quartel, foram promovidos a bombeiros de 3.ª classe: Beatriz Simões Alves, Mariana Isabel Ribeiro Figueiredo e Carlos Filipe Marques Pereira.
Outro momento importante para a Associação foi a apresentação de uma nova ambulância, oferecida, através de sorteio, pelo «Natal a Meias», patrocinado pela Calzedonia e pela TVI, mas que a Associação teve de investir mais de 9 mil euros em equipamentos, como um monitor de sinais vitais, Rádio Sirespe e equipamento pediátrico.
O almoço, bem servido pelo Restaurante “A Saborosa”, da Serra da Moita, é sempre um momento de convívio entre sócios e amigos, cujo número atingiu mais de 250 pessoas.
Para além de haver um sorteio de rifas, cuja receita reverterá para dar vida à Skodinha, a primeira viatura que a Associação teve, bem como para ajudar a Escolinha, «que é o nosso futuro», como referiu o presidente da direcção, Paulo Silva, realizou-se já ao cair da tarde, um leilão de ofertas.