
Durante este ano, dos 50 anos da revolução do 25 de Abril, a Editorial Moura Pinto, com sede em Coja, concelho de Arganil, vai desenvolver múltiplas atividades comemorativas desta data tão expressiva, deste dia inicial e limpo como escreveu Sophia de Mello Breyner, deste dia tão esperançoso.
“Porque ainda há Fernando Valle algures em Coimbra ou Arganil / Há ainda um velho capitão do povo / com ele é sempre Portugal e é sempre Abril”, como escreveu o poeta Manuel Alegre.
Assim foi há cinquenta anos, assim é hoje para todos nós que acreditamos numa humanidade fraterna, uma humanidade de irmãos.
Estas comemorações dos 50 anos de Abril e dos 140 anos do nascimento de Jaime Cortesão, que nasceu a 29 de Abril de 1844 em Ançã-Coimbra, que bem teria merecido ter vivido a revolução da Liberdade como escreveu Mário Soares, constituem também um momento de reflexão e de projeção de futuro.
O programa para o início das comemorações que se efetuará no dia 25 de Abril, em Coja, é o seguinte:
25 de Abril de 2024
15H30 – Concentração no cemitério de Coja, onde lembraremos todos os democratas que lutaram por este dia e muito especialmente o Dr. Fernando Valle. Ali, usará da palavra o Dr. José Baeta Valle e será distribuída uma pequena brochura comemorativa desta data elaborada pelo próprio.
16H30 – Na sede da Editorial Moura Pinto, em Coja: Inauguração da exposição biográfica e bibliográfica de Jaime Cortesão; Conferência pela Dra. Mariana Lagarto – “Jaime Cortesão e Moura Pinto”. Usarão, também, da palavra, outros oradores sobre o significado destes 50 anos de liberdade.
17H30 – Merenda no parque de Coja, junto à Árvore de Dr. Alberto Valle.
O evento está disponível na Agenda do site oficial das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, através do link: