Na passada segunda-feira, na sede da União de Freguesias, realizou-se a apresentação da FAVA – Feira de Artesanato Velharias e Antiguidades, que vai realizar-se no Parque Verde do Prado, de 4 a 6 de Agosto próximo.
MT Rock the 80´s (4 de Agosto), Tour 20 anos Tributo Xutos (5 de Agosto) e David Antunes com a The Midnight Band (6 de Agosto), são os grupos que vão marcar presença nesta edição da FAVA, organizada pela União de Freguesias de Coja e Barril de Alva, com o apoio do Município de Arganil e que, no seu programa, irá contar ainda com animação pelos Bombons São Nicolau, “Sons do Mondego”, DJ The Doctor Doc, “Sons e Suadelas”, DJ Postman e BarrilBrass.
Embora não integrado no programa, no dia 17 de Agosto, destaque também para o evento “Coja Sunset Portas do Açor”, com o DJ Oskar, contando ainda com Aquadance e Hidro Power, a cargo de Tiago Ramos.
A apresentação destes dois eventos (e de muitos outros que decorreram e vão decorrer até ao final do ano na União de Freguesias, foram dados a conhecer pelo presidente, João Tavares (tendo a seu lado o secretário João Gouveia e a tesoureira Isabel Guarda), que além de destacar a aposta na forte componente de animação, salientou que a FAVA irá contar com a participação de 40 expositores, oriundos não só da União de Freguesias, como também do concelho de Arganil e concelhos limítrofes, nomeadamente e de entre outros, de Tábua e Oliveira do Hospital, com artesanato, tasquinhas, um bar central de cerveja a ser explorado pelos Bombeiros Voluntários de Coja, um espaço de restauração, da responsabilidade do Centro Social e Paroquial de Coja em parceria com a Comissão de Melhoramentos do Pisão, e muitas colectividades representadas, havendo também algumas velharias e antiguidades.
A FAVA, o Sunset e os restantes eventos a ter lugar na Praça Dr. Alberto Vale até ao final do ano, orçam num investimento de mais de 35 mil euros, suportados pela União de Freguesias de Coja e Barril de Alva, Município de Arganil e por uma empresa local do empresário José Pinto, considerando João Tavares que “não se trata de uma despesa, mas de um investimento, apostamos no turismo e na animação que fazemos em Coja. Isso para nós é importantíssimo, promover a nossa terra, a nossa União de Freguesias”, sem deixar dar a conhecer que no início do ano reúnem sempre com todas as colectividades que integram a União de Freguesias, para “perceber o que vão fazer para enquadrarmos na nossa programação, para não haver sobreposições, reunimos tudo num programa para que as pessoas percebam o que vai acontecer na nossa União de Freguesias”.
Isabel Guarda aproveitou também para dar a conhecer que a União de Freguesias foi contemplada com a Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI 2023, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, com a distinção de prata, “reconhecendo a sua participação, de forma meritória e empenhada que superou 70% do índice, no Programa Eco-Freguesias XXI, que avalia e reconhece o desempenho das freguesias na construção da sustentabilidade. Como acontece na União de Freguesias de Coja e Barril de Alva.