Na noite de 19 de Agosto passado, a Praça Dr. Alberto do Vale voltou a encher-se de pessoas para assistir (e aplaudir), um magnífico espectáculo proporcionado pelas Tuna de Cantares de Coja e Tuna de Cantares de Avô.
Foi o XIII Encontro de Música Tradicional organizado pela Tuna Cantares de Coja, que este ano convidou a sua congénere e vizinha Tuna Cantares de Avô para este Encontro, que começou com o jantar convívio, seguido das actuações na Praça, onde além das muitas pessoas, estiveram como convidados o presidente da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva, João Tavares, e a vereadora Elisabete Oliveira, em representação da Câmara Municipal.
A Tuna organizadora abriu o espectáculo, com a interpretação de alguns temas do seu reportório que, pelos muitos aplausos, foi do agrado das pessoas presentes, seguindo-se a actuação da Tuna convidada que, com a interpretação de um dos seus temas, “Beira Alta”, quis homenagear Manuel Proença, falecido há pouco tempo.
No final do magnífico espectáculo de cultura popular, a presidente da Tuna Cantares de Coja, Rita Pinto, além de agradecer à Tuna de Avô, não deixou de agradecer também à União de Freguesias de Coja e Barril de Alva e
a Câmara Municipal “que nos têm ajudado bastante”, e a todas as pessoas que vieram participar e ajudar com a compra de rifas e com os seus aplausos, que acabam por ser um grande incentivo para a direcção e para os tunos que dedicadamente se empenham na preservação, divulgação da cultura popular e a levar longe o nome de Coja e do concelho.
Em nome da Tuna Cantares de Avõ, o presidente da assembleia geral, António Rodrigues Gonçalves, depois dos agradecimentos à Tuna de Coja pelo convite para participar neste seu Encontro, não deixou de salientar que “as Tunas são uma manifestação da cultura de um povo”, pelo que deixou o apelo, “continuem a apoiar, que vale a pena”.
“Obrigado a todos da parte da União de Freguesias”, disse o seu presidente, para considerar depois que o espectácuko proporcionado pelas duas Tunas “foi um momento brilhante, com a Praça cheia”, teve palavras de particular apreço para com a Tuna de Avô e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Tuna Cantares de Coja.
“O trabalho que fazem de forma voluntária e dedicada tem de ser valorizado, e garanto-vos que é”, como considerou também a vereadora Elisabete Oliveira, deixando por isso os agradecimentos “pela vossa disponibilidade para trabalharem sempre connosco. Muito obrigado”, extensivo à Tuna convidada para participar neste XIII Encontro de Música Tradicional que, como outras iniciativas culturais, têm preenchido e enchido de pessoas a Praça Dr. Alberto Vale, contrariando alguns que teimosamente não são capazes de ver a realidade do que se tem passado nas magníficas noites de Verão, em Coja.
Sorteio de rifas
Durante o Encontro, foram sorteadas as rifas vendidas em favor da Tuna Cantares de Coja, foi agradecido a todas as pessoas que colaboraram e, os números sorteados, foram os seguintes:
O 1.º prémio, coube ao n.º 770; o 2.º, ao número 507; e o 3.º, ao número 813.