(com áudio) – ARGANIL: “O superior interesse dos utentes foi posto em causa”, afirma presidente dos Bombeiros de Coja

Foto: PMA / A COMARCA DE ARGANIL

O presidente da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coja, Paulo Silva, reagiu ao final da tarde de ontem, à polémica em torno da Carta Aberta – «Deliberação sobre transporte de doentes do SUB em “reunião privada”» – dada a conhecer na terça-feira, pela Coordenadora do SUB de Arganil (ver notícias relativas).

O dirigente, em declarações à A COMARCA, dá a conhecer a cronologia dos factos, nos quais está plasmada a “concordância e a aprovação” do transporte de doentes para os hospitais de Coimbra por parte dos BV Coja, num email assinado pelo Director Executivo do ACES-Pinhal Interior Norte, Dr. Avelino Pedroso.

Na manhã desta quarta-feira, após uma reunião de três horas entre as direcções dos bombeiros de Coja e Arganil, ACES e Câmara Municipal, apenas ficou “aprovado” um “acordo entre as duas corporações de bombeiros” cujo texto entretanto foi também ontem enviado por Paulo Silva ao presidente da Direcção dos Bombeiros Argus, Pedro Pereira Alves.

De acordo com Paulo Silva, a resposta terá que dar entrada nos serviços dos Bombeiros de Coja até sexta-feira, dia 5 de Fevereiro.

Ao longo da entrevista, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Coja lamenta a situação porque, assegura, (…) «o superior interesse dos utentes foi posto em causa».

Ainda assim, Paulo Silva está optimista em relação ao “entendimento” entre todas as partes: «Quero querer que são todos pessoas de bem, e que isto foi um equívoco», frisou.