(com áudio) | TÁBUA: Deputados “chumbaram” MOÇÃO da CDU sobre a prospecção e exploração de Lítio

Os deputados municipais “chumbaram” a Moção apresentada pela única deputada eleita pela CDU no decorrer da Ordinária da Assembleia Municipal de Tábua, que se realizou esta segunda-feira, dia 24, no salão nobre da Câmara Municipal.

Sandra Correia apresentou aos deputados municipais uma Moção em que repudia o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, de um aviso que atribui os direitos de “prospecção e pesquisa de depósitos minerais” ao grupo australiano “Fortescue Metals Group Exploration Pty, Lda” numa área de 260,331km2 nos concelhos de Viseu, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Tábua e Carregal do Sal.

A deputada explicou que a Moção tem por objectivo que a Assembleia Municipal “exija a garantia” que a prospecção e exploração dos recursos “não se deve realizar numa lógica que vise apenas a apropriação de matérias-primas sem o efectivo retorno para o país e sem a salvaguarda das necessidades ambientais e sociais com vista a desenvolvimento sustentável”, desde logo, acrescentou, a contaminação das nascentes dos rios que (…) «causaria graves danos à nossa região».

De acordo com o mapa, no caso do concelho de Tábua, a prospecção de Lítio estaria restrita a uma “parcela sem grande expressão” – na zona de Ribeira, freguesia de Midões – levando o presidente da Câmara Municipal de Tábua a duvidar (…) «que algum dia venha a haver exploração». Contudo (…) «entendo que devemos aguardar serenamente pela prospecção e verificar se há ou não interesse (de exploração) no nosso concelho», deixou claro Mário Loureiro.