A COMARCA ONLINE acaba de ter a confirmação que, os dois casos suspeitos de COVID-19 na ERPI de Pombeiro da Beira – afecto à Cáritas Diocesana de Coimbra – um deles revelou NEGATIVO.
Já quanto à outra colaboradora, a mesma fonte do Lar adiantou que, como não se encontra actualmente ao serviço (…) «não sabemos o resultado», assim como o resultados dos testes que foram realizados esta semana aos utentes e funcionários</colaboradores.
Entretanto, e de acordo com uma comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, desde 26 de Outubro, foram já aplicados 249 (incluindo os testes de hoje) testes com recurso a procedimento zaragatoa, acrescentando que ser intenção da Instituição “manter esse nível de testagem, tendo em vista controlar e debelar as infeções por COVID-19. Nesse sentido, e apesar de os resultados da última bateria de testes realizados no dia 10 de Novembro ainda não serem conhecidos na totalidade, faltando conhecer apenas um resultado, temos agora, e infelizmente, sete Utentes infetados e dois Utentes a aguardar confirmação. Contamos ainda com cinco Colaboradores com idêntico resultado, o que totaliza doze Casos de infeção por COVID-19.Quanto ao número de utentes infetados mas internados em unidade hospitalar, podemos dizer que temos um utente sendo que todos os outros já se encontram no nosso Lar- ERPI. No que diz respeito aos colaboradores, todos os cinco estão em domicílio, sendo que três têm já teste marcado para avaliação da possibilidade de alta relativamente ao COVID-19.De referir ainda, que de entre os colaboradores, um não está relacionado com a prestação de cuidados diretos os utentes”.
Já sobre a Casa da Criança, afecta à Fundação Bissaya Barreto, não foi até ao momento chegar à fala com qualquer responsável pela instituição.