Foto: Elsa Gouveia
Em jogo referente aos quartos-final da Taça Inatel Coimbra, o Grupo Desportivo Vasco da Gama de Candosa “encheu” o Campo Dr. António Costa Júnior em Tábua, para aí disputar com o Grupo Desportivo de Maiorca o acesso às meias-finais da competição.
Os candosenses e a população tabuense em geral deslocaram-se a Tábua para reviver as tardes de futebol na vila e aí apoiar um Vasco da Gama de Candosa que tão bem tem representado o concelho esta época.
Após ter retornado à liderança do Campeonato no passado domingo, o VASCÃO centrava agora atenções na Taça, competição na qual tem legítimas ambições.
Perante um adversário ainda invicto na presente temporada, previa-se uma tarefa deveras complicada para os candosenses. Porém, assim que a bola começou a rolar, os pupilos de Vasco Costa mostraram o seu futebol envolvente que tão bons resultados vem alcançando.
Logo aos 4 minutos, o inconfundível atacante Darame, aparece isolado perante o guarda-redes adversário não conseguindo, porém, concluir com sucesso.
Um minuto volvido, o mesmo atleta culmina uma jogada individual com um passe magistral que isola o ‘gigante’ Tíbia que, desta feita, não perdoou, inaugurando o marcador.
Não obstante a inegável qualidade dos figueirenses, o VASCÃO manteve a mesma dinâmica, centrando em si o controlo do jogo. Assim, foi sem surpresa que, aos 32 minutos, Luís Costa, recebendo um passe longo do capitão Filipe, cabeceia na direcção de Darame que, em velocidade, redime-se da ocasião desperdiçada nos minutos iniciais do jogo, ampliando o resultado para 2-0 favorável ao GD Vasco da Gama de Candosa. Resultado com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, e não tendo nada a perder, o GD Maiorca tudo fez para alterar resultado que lhes era desfavorável e, mesmo tendo mais posse de bola e frescura física que os candosenses, nunca criaram nenhuma ocasião de golo na baliza defendida por Bruno.
A frustração da primeira derrota da época levou alguns jogadores forasteiros a cometerem alguns excessos. Os constantes protestos levaram o árbitro à expulsão de um atleta figueirense. Já perto do apito final, um atleta do GD Maiorca agrediu o defesa candosense Jorge Dias tendo este ripostado. Ambos foram expulsos, tendo o jogo terminado de seguida.
Com este resultado o VASCÃO apurou-se para as meias-finais da Taça Inatel Coimbra que será disputada novamente em casa, no próximo dia 18 de Março. O adversário será a Sanjoanense, equipa ainda invicta e líder da Séria A do Campeonato Inatel.
Entretanto, no próximo domingo, o VASCÃO jogará às 15H00 no Campo São Vicente, em Candosa, frente ao Galizes, em jogo referente ao Campeonato Inatel Coimbra, no qual a equipa da “Capital da Beira-Alta” tentará reforçar liderança na competição.
Equipa: Bruno (gr); Xano, Filipe, Febras e Vickx; Rochinha, Tíbia e Fábio Mix; Ferrão, Luís Costa e Darame
Suplentes: Jorge Dias, Tuta, Coimbra, Cabaço e Cláudio
Treinador: Vasco Costa