DESPORTO | INATEL | CANDOSA (Tábua): “Vascão” mais líder

No passado Domingo, num duelo que se antevia “quente”, foi com uma gélida mas suave brisa proveniente da Serra da Estrela, que o Grupo Desportivo Vasco da Gama de Candosa se deslocou ao reduto da equipa de Bobadela, Oliveira do Hospital.

Frente-a-frente, jogavam os dois primeiros classificados da Série C do Campeonato Distrital Inatel Coimbra. Separados por 3 pontos, cabia aos anfitriões inverter a superioridade que os líderes da “Capital da Beira-Alta” têm demonstrado ao longo da época.

No vasto público que assistiu ao jogo, predominavam as cores do VASCÃO. Envolvidos pela paixão e o entusiasmo de uma época fértil em triunfos e vitórias, adeptos de todo concelho de Tábua e de Candosa em particular, mobilizaram-se em torno da equipa orientada por Vasco Costa, que se mantém firme na liderança.

Num jogo em que a equipa da casa estava obrigada a vencer para alcançar os candosenses na liderança, esperava-se um jogo de cariz dinâmico e ofensivo.

Longe dos tempos em que, sob comando de Artur Razso, se sagraram Campeões Distritais, o Bobadelense demonstrou ao longo de todo o jogo um comportamento anárquico, abusando de um futebol directo e pouco elaborado.

Apostando numa sólida organização defensiva com súbitas transições ofensivas, o VASCÃO mostrou-se sempre uma equipa “cínica” e “fria”. Ludibriando o adversário com um “falso” domínio do jogo, estes eram vastas vezes surpreendidos pelos súbitos ataques candosenses.

A defesa do Bobadelense revelava incapacidade perante o tridente atacante vascaíno. Darame, Ferrão e Coimbra eram “setas” apontadas à baliza dos anfitriões. Porém, a sua ineficácia na concretização, aliada a uma arbitragem negligente (muitos foras-de-jogo erradamente assinalados ao ataque do VASCÃO), mantiveram o nulo no marcador até meio da 1ª parte.

Foi nesse momento que o VASCÃO inaugurou o marcador através do irrequieto Darame, que após passe longo de Xano, finaliza com sucesso perante o desamparado guarda-redes Bobadelense.

Com o golo sofrido, a insegurança do Bobadela intensificou e assim, foi sem surpresa que poucos minutos volvidos, o VASCÃO elevasse a vantagem no marcador.

Num cruzamento de insistência, após canto cobrado por Luís Costa, o oportuno Paulo (que minutos antes havia substituído o lesionado Coimbra), encostou a bola para o fundo das redes bobadelenses.

Ao intervalo o Vasco da Gama vencia por 2-0 e não se vislumbravam capacidades na equipa da casa para inverter esta desvantagem. Esta previsão concretizou-se, sendo que os anfitriões somente lograram atenuar a desvantagem proveniente da primeira parte com a marcação de um golo nos derradeiros minutos de jogo.

Com esta vitória, o GD Vasco da Gama de Candosa segue líder com 4 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, o Côja.

Devido ao período Carnavalesco, a próxima jornada será somente realizada no dia 18 de Fevereiro. Nessa data o VASCÃO receberá o Pomarense, no Campo São Vicente em Candosa.

Ficha Técnica

Equipa: Bruno (GR), Xano, Filipe (cap), Febras, Vickx, Rocha, Tibia, Luís Costa, Ferrão, Coimbra, Darame

Suplentes: Zé da Céu (GR), Cabaço, Paulo, Tuta

Marcaram: Darame (18’) e Paulo (32’)

Treinador: Vasco Costa