A partir das 19 horas da próxima quinta-feira, dia 2, e até ao próximo domingo, dia 5, a cidade de Oliveira do Hospital está transformada em “capital do basquetebol” nacional, com mais uma edição da “Taça Hugo dos Santos”.
A edição deste ano ficará marcada por, e pela primeira vez, ter a participação da equipa de basquetebol da cidade – Sampaense Basket – a que se juntam as formações do Sport Lisboa e Benfica, Galitos Barreiro, Ovarense, Oliveirense, Vitória de Guimarães, Futebol Club do Porto e Illiabum Clube, equipas que disputam a “Liga Placard”.
Na conferência de imprensa que teve lugar esta terça-feira, os capitães e treinadores das equipas mostraram-se confiantes, ainda que reconheçam que os primeiros jogos ditarão quem disputará as meias-finais.
Disso deu conta Hélder Carvalho (extremo de 2,05 metros) do Sampaense Basket , que, confiante assegurou que o primeiro jogo é para ser levado como se de uma final se tratasse, deixando por isso um “aviso à navegação”: «Somos serranos e é até ao limite».
Ditou o sorteio dos jogos que a equipa da casa defrontasse a formação do Benfica no jogo inaugural da primeira ronda dos quartos-de-final, o que levou Cláudio Figueiredo, treinador do Sampaense Basket, a admitir (…) «somos uma equipa pequena de nome, mas grande em atitude», o que deixa antever um jogo disputado até ao último minuto.
Pinto Alberto, da Federação Portuguesa de Basquetebol, reconheceu (…) «a responsabilidade acrescida», pelo modelo ter passado de 4 para 8 equipas, e por outro lado por a Taça Hugo dos Santos ter sido distinguida na Gala do Desporto do Município de Oliveira do Hospital com o galardão “Evento do Ano”, elogiando a atitude e o investimento da Câmara Municipal na dinamização da modalidade.
Aproveitando o momento, José Carlos Alexandrino evocou Magda Batista, jovem basquetebolista do Sporting Clube Figueirense, que morreu na madrugada deste domingo, num despiste de carro na Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz.
Sobre a competição, o autarca oliveirense fez eco dos elogios que as equipas que até agora têm disputado o troféu lhe têm feito chegar, considerando que o aumento do número de equipas reflecte o impacto que a Taça Hugo dos Santos tem junto dos grandes clubes.
Além disso, acrescentou José Carlos Alexandrino (…) «a Taça tem sido um agente de promoção do concelho e da dinâmica que o basquetebol tem em Oliveira do Hospital», e exemplo disso, a presença dos alunos do Curso de Gestão Turística da Escola Profissional EPTOLIVA na conferência de imprensa e que têm lugar assegurado no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.
Jogos
¼ Final – 2 de Fevereiro (quinta-feira)
19H00 – SL Benfica x Sampaense Basket
21H00 – Galitos Barreiro x Ovarense D. Vita
¼ Final – 3 de Fevereiro (sexta-feira)
19H00 – UD Oliveirense x Vitória SC
21H00 – FC Porto x Illiabum Clube
½ Finais – 4 de Fevereiro (sábado), a partir das 16 horas
Final – 5 de Fevereiro (domingo), a partir das 15 horas